Colunas

Saiba como utilizar o título de capitalização como garantia para aluguel

Modalidade tem se destacado por oferecer mais flexibilidade no pagamento e mais rapidez na liberação do imóvel

Em levantamento recente, o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, constatou que, ainda que as pessoas que moram em imóveis próprios seja maioria — cerca de dois terços da população —, a busca pelo aluguel tem crescido, já somando algo como 20% dos brasileiros. O aumento por essa preferência é maior entre a faixa etária de 15 a 29 anos e se concentra no Sudeste e no Centro-Oeste.

Esse padrão revela, além de uma preferência, também uma tendência que levanta aspectos sociais e econômicos que atingem essa parte da população. Ainda que o aluguel siga subindo de preço, já chegando ao sexto mês consecutivo de aumento segundo a pesquisa FipeZAP, a procura ainda é bastante grande pela sua flexibilidade e por ainda caber no bolso de parte expressiva da população mais jovem.

Título de Capitalização exige menos comprovações

Segundo a pesquisa, as capitais são as que mais sofrem com o aumento de preços. Logo, quem mora de aluguel precisa pesquisar bastante para encontrar um imóvel afeito às necessidades e que também caiba no bolso. O problema fica também por conta de conseguir um fiador ou outras garantias. Porém, uma alternativa que tem se mostrado interessante é o uso do Título de Capitalização como garantia.

Funcionando de forma semelhante a um seguro-fiança ou um depósito caução, o Título de Capitalização como Instrumento de Garantia tem uma série de especificidade que o diferencia das outras modalidades. Mais prático, exige menos garantias e menos papelada. Por isso, é ideal para quem precisa de uma liberação rápida e já começar a morar.

Todo o trâmite é feito diretamente com a seguradora

Por meio dele, o locatário deposita um valor diretamente com uma seguradora, que o retém durante o tempo de contrato de locação, devolvendo-o ao final com a correção da Taxa Referencial. Esse valor é também uma garantia para o proprietário. E por se tratar de um Título de Capitalização, o inquilino participa de sorteios e também pode contar com serviços de assistência, como chaveiros, encanadores e eletricistas.

Facilidade no pagamento e menos burocracia

Outra vantagem é a possibilidade de parcelar o valor do Título de Capitalização no cartão de crédito. Geralmente, quando o contrato pede um fiador ou um caução, o valor deve ser depositado de uma vez ou então a renda deve ser compatível com o valor estipulado. Com o título de capitalização como garantia é diferente. Com isso, ele permite mais flexibilidade e menos dor de cabeça, além de menos burocracia.

Resgate corrigido pela TR pode ser feito a qualquer momento

Mesmo que o inquilino não esteja com o nome limpo, não há impeditivos para aderir a essa modalidade, ao contrário de um seguro-fiança, por exemplo. Contudo, há restrições para o resgate do título. Por ser uma garantia, por vezes a liberação por parte do proprietário do imóvel se faz necessária. O resgate do título de capitalização sem descontos também demanda situações específicas, como ser somente no final do contrato.

No mais, é uma forma segura e rápida, além de interessante para ambos os lados: tanto para o inquilino quanto para o locatário. O inquilino pode, se desejar, até mesmo utilizar o título já pago como garantia para outro contrato de locação. Esse é mais um aperfeiçoamento pensado pelo mercado imobiliário e pelas seguradoras para assegurar moradia e até mesmo diminuir a inadimplência.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo