Colunas

Ranking: será que o seu cachorro está entre os mais inteligentes do mundo?

Fonte: Terra - Vida e Estilo e MSN

Raças de cães são divididas em várias categorias. E a inteligência é um fator a ser levado em consideração ao escolher a raça do seu bichinho. Pensando nisso, o site Dog Breeds List classificou as raças de acordo com a capacidade dos animais de entenderem e obedecerem aos comandos dos seus ‘pais’. 

Por exemplo: os cães que chegaram às 10 melhores posições são aqueles que, em 95% do tempo, obedecem ao comando de primeira, sem que o dono precise repetir a ordem. O seu pet é assim também? 

Veja a seguir as 10 raças de cães mais inteligentes do mundo, e saiba um pouco mais sobre as suas personalidades:

1) Border Collie
Dócil e bastante agitado, o border collie ganha destaque em competições do mundo canino, como as de Agility e para o uso no pastoreio de ovelhas. Apesar de se adaptar bem a diferentes ambientes, o cão da raça não gosta de ficar sozinho, e precisa de carinhos e exercícios constantes, é uma raça que gosta de receber comandos.

2) Poodle
Muito popular entre os brasileiros amantes de pets, o poodle é considerado um dos cachorros mais inteligentes do mundo. Dono de uma alta capacidade de compreensão, pode ser facilmente treinado tanto para ser um bom companheiro quanto para atuar como cão de guardapara alerta ou caçador.

3) Pastor Alemão
Conhecido como um ótimo farejador e cão de guarda, o pastor alemão é muito inteligente e altamente protetor. Corajoso e amigo, gosta de atividades que envolvam ações que possam ajudar aos outros, e se dá muito bem com crianças, apesar do seu grande porte.

4) Golden Retriever
Dócil e brincalhão, o golden retriever é uma das raças mais adoradas pelos amantes de pet e tem uma capacidade de aprendizado bastante alta, sendo usado frequentemente como cão-guia para deficientes visuais.

5) Dobermann
Bastante agitado e fã de atividades físicas, o dobermann é outro cão inteligente que se destaca em competições caninas. Sociável, pode conviver tranquilamente com famílias inteiras, e é considerado um bom cão de guarda.

6) Pastor de Shetland ou Sheltie
Também conhecida como shetland sheepdog, esta raça é leal e extremamente protetora, fazendo de tudo para defender os seus donos. Necessitando de estímulos físicos e mentais constantes para se manter animado, o shetland sheepdog é considerado, por muitos, dono de uma inteligência quase humana.

7) Labrador Retriever
Assim como o golden, o labrador retriever é muito dócil e inteligente, e também faz parte das raças treinadas para servir de cão-guia, cão de guarda, farejador ou caçador. Nada agressivos, os cães da raça são muito brincalhões, e convivem com crianças e adultos sem problemas.

8) Papillon
Leal, carinhoso e protetor de seus donos, o papillon é bastante agitado, e raramente precisa de mais de um comando para absorver informações. Entre as raças mini, só perde para o poodle no quesito inteligência.

9) Rottweiler
De aparência agressiva, o cão da raça rottweiller pode ser bastante dócil com seus donos, e é tido como um ótimo cão de guarda, por ser bastante protetor e leal. Obediente, pode conviver tranquilamente com crianças quando treinado desde cedo, e é um cão bastante calmo na maior parte do tempo.

10) Australian Cattle Dog
Menos conhecido no Brasil que os demais cães da lista, o australian cattle dog também conhecido como heeler, é o décimo mais inteligente do mundo, e até hoje é usado por fazendeiros no controle de rebanhos. Por ser muito agitado, precisa de estímulos e atividades físicas constantes, e pode ser bem agressivo com desconhecidos por ser muito protetor com seus donos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar