Colunas

Por que a queda de cabelo vem sendo uma das maiores reclamações da quarentena?

As pessoas já não aguentam mais ter que ficar em casa, as reclamações são tantas, mas dentre todas a que tomou conta pela internet, foi sobre a queda de cabelo.

Que por consequência devido à quarentena, muitas pessoas estão reclamando disso.

É fato que tem ocorrido com muitas pessoas, mas não se sabe se isso está ocorrendo porque as pessoas estão ficando mais em casa e por consequência é percebido mais a queda deles.

Se também não é o caso de não cortarem mais os cabelos com tanta frequência tem gerado mais a queda do cabelo ou se é algum fator psicológico ou emocional.

Vamos entender melhor o porquê os cabelos caem tanto.

É importante saber que os cabelos, mesmo quando bem cuidados, passam por fases distintas.

Especialistas da área capilar, relatam que o fio de cabelo, possui 3 fases, primeiro a fase de crescimento, segundo especialistas conhecida como fase anágena, essa dura cerca de 2 a 5 anos.

Já a fase catágena, dura cerca de alguns meses, o fio estabiliza, não cai e nem cresce. Na terceira fase é quando o fio cai, segundo especialistas a média de queda dos fios é de até 100 fios por dia.

Essas são as fases de um cabelo normal e saudável. Porém, se a queda vai além do que se pode considerar normal, é importante saber o motivo.

As principais causas da queda de cabelo nas mulheres estão associadas à alteração hormonal, assim como com o estresse e hereditariedade.

Principais causas da queda de cabelo

Como visto é previsto e normal a queda de cabelo, na perda de cerca de 100 fios de cabelo por dia, porém, algumas causas podem levar esse número a aumentar vejamos a seguir o que pode estar causando isso.

Excesso de estresse: O excesso de estresse, tanto o físico quanto mental, pode ocasionar na queda de cabelo. Isso ocorre porque o choque que traz o estresse, é como um acidente, por exemplo, faz com que o ciclo dos cabelos seja trocado, fazendo-os cair;

Como proceder: O ideal é tentar reduzir a carga do estresse, tentando aumentar o tempo de lazer, aumentando, assim, sua qualidade de vida, e evitando o surgimento de novas doenças;

Pós-parto: Normalmente, os cabelos ficam mais bonitos durante a gestação. Isso porque tomamos vitaminas que os fortalecem. Porém, após o parto é normal que ocorra uma grande queda de cabelo, durante, pelo menos, 5 meses.

Isso ocorre devido as alterações hormonais que continuam acontecendo, além do estresse do parto. Em casos de cesárea, a anestesia também pode provocar essa queda.

Como proceder: Não há muito o que ser feito nesse caso para ajudar na queda de cabelo, já que é um processo natural que logo vai passar, caso não passe é preciso consultar um especialista. O ideal é evitar o estresse, principalmente se a queda de cabelo for o motivo.

Medicamentos: Alguns medicamentos causam a queda de cabelo, como é o caso dos antidepressivos e anticoagulantes. Remédios para pressão alta também podem ter esse efeito colateral.

O ibuprofeno, o lítio e o metotrexato também podem ter esse tipo de reação.

Como proceder: Informe ao seu médico a existência da queda de cabelo. Se ela estiver relacionada ao uso de algum medicamento, ele poderá estudar a troca desse.

Algumas causas da queda de cabelo podem estar mais apuradas nessa quarentena, pois, como pudemos ver, o estresse sintomas psicológicos estão ligados a esse problema.

Quando o caso é mais grave, e atrapalha na autoestima, pode-se procurar por soluções diferentes, como o transplante capilar, que hoje é super comum entre homens e até mesmo nos casos de mulheres.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo