ColunasMundo

Dicas para quem quer conhecer a Patagônia

Desbrave a região com confiança e se apaixone pela magia da Patagônia em uma jornada inesquecível

A Patagônia é uma região compartilhada pelo Chile e pela Argentina. Em uma viagem para esse local mais gelado, você pode escolher entre visitar a parte argentina ou a chilena. 

Antes de arrumar as malas — e se preparar para o frio — é indicado se preparar e pegar dicas com quem já fez esse trajeto. Além disso, selecione um destino específico para começar sua viagem, como Bariloche, e fique de olho nas promoções para comprar passagens aéreas baratas em qualquer época do ano.

Você é um apaixonado por temperaturas baixas e quer conhecer essa região chilena e argentina? Confira dicas para sua viagem ser um sucesso!

Opte pela primavera ou pelo verão

Essa será sua primeira vez na Patagônia? Opte por viajar no verão ou na primavera, época em que as temperaturas são mais amenas. Isso significa que você verá os termômetros marcando números muito próximos do inverno no sul do Brasil e não vai sofrer tanto com o frio.

A média nessa época fica entre 6°C e 20°C, mas na parte chilena você pode enfrentar ventos fortes, que dão a sensação de temperaturas ainda mais baixas.

Planeje-se financeiramente

Uma viagem para a Patagônia é cara, afinal, trata-se de uma região turística e muito procurada. Mesmo que você opte por ficar apenas do lado argentino (ou do chileno), precisa ir preparado para gastar mais.

Guarde dinheiro e não se assuste quando sondar os valores de hotel e até de passagens. Uma dica é sempre ficar de olho nas promoções para aproveitar os preços mais em conta. Mas tenha em mente que não será um passeio muito econômico.

Monte um roteiro de viagem

Planeje sua viagem antes de chegar ao destino. Monte um roteiro com os passeios e as cidades que não podem faltar na sua lista. Já anote também o que você vai precisar, como o transporte mais em conta para chegar na próxima cidade.

Você precisa pensar bem na logística e ter mais tempo livre, e tudo isso depende dos destinos escolhidos. Por exemplo, Ushuaia é uma região que pede mais dias em sua viagem, assim como Bariloche.

Prefira ir de avião

É possível usar o ônibus ou carro como meio de transporte, mas o ideal é planejar toda a viagem de avião, para aproveitar melhor a Patagônia e não precisar estender muito os dias no roteiro.

Vale se programar para ir até Buenos Aires ou Santiago e, de lá, pegar outro avião para a sua próxima parada. Se preferir, vá de avião até essas cidades e depois se programe para pegar um ônibus até o destino final.

Faça uma mala para frio extremo

Por mais que seja um apaixonado por temperaturas mais baixas e tenha escolhido viajar no verão ou na primavera, saiba que o frio que você enfrentará na região é extremo. 

Quando for montar sua mala, capriche nas roupas de inverno, como jaquetas e casacos pesados, blusas de lã, corta-vento, meia-calça, luvas e tudo que te ajude a manter o calor do corpo. Nos pés, a melhor escolha são as botas impermeáveis e meias mais grossas.

Leve dólares ou pesos argentinos/chilenos

O real não é uma boa escolha para usar durante a viagem. Assim, é indicado trocá-lo por dólares, pesos argentinos ou chilenos, antes de rumar ao seu destino. Você pode fazer essa troca ainda no Brasil ou levar um cartão internacional para te ajudar nas compras.

Como é importante ter ao menos um pouco de dinheiro vivo, tente fazer a troca no aeroporto em Buenos Aires, enquanto aguarda a conexão para Bariloche ou outra região da Patagônia argentina, por exemplo. Sobrou dinheiro após a viagem? Quando voltar, faça a troca por reais.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo