Bahia

Primeiro dia da Conferência Estadual da Advocacia Baiana

Encontro organizado pela OAB-BA segue até sexta-feira (6)

A Conferência Estadual da Advocacia Baiana 2021, que começou ontem (4) e segue até amanhã (6), mostrou sua pluralidade e relevância desde a cerimônia de abertura. Após saudações iniciais da diretoria da OAB-BA e do hino brasileiro interpretado pelo cantor Tatau, duas palestras magnas de peso, proferidas pelos grandes juristas Carlos Ayres Britto e Eugenio Raúl Zaffaroni, foram transmitidas virtualmente, diretamente do Centro de Convenções da Bahia, aos milhares de participantes inscritos. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) abordou a “Centralidade da Constituição de 1988 e a democracia como o princípio dos princípios constitucionais brasileiros” enquanto o argentino focou na “Gênese Histórica dos Direitos Humanos”. Na sequência, 12 painéis temáticos, distribuídos em quatro diferentes salas, foram apresentados. Ao final da programação do primeiro dia do evento, quase 18 mil visualizações foram contabilizadas pelos organizadores. 

Na mesa de abertura do evento, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Bahia (OAB-BA), Fabrício Castro, representou tanto a advocacia baiana quanto a diretoria e o conselho pleno da OAB-BA. Já o advogado baiano Luiz Viana foi o representante da OAB Nacional, onde atualmente exerce a vice-presidência. Também se manifestaram na abertura do evento o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Augusto Coutinho; a diretora da Escola Superior de Advocacia, Thaís Bandeira; a advogada Thaís de Faro, representando o Colégio de Presidentes de Subseções e a advocacia do interior do estado; e o coordenador-geral do evento e diretor da OAB-BA, Hermes Hilarião. 

Nesta quinta-feira (5), outros 28 painéis integram a programação do encontro, que tem como eixo central o tema “Advocacia, democracia e igualdade”. Entre as palestras deste segundo dia de conferência destacam-se “Audiências, julgamentos virtuais e o futuro da advocacia”, “Reforma processual penal”, “Desafios de exercer a advocacia no interior”, “Aperfeiçoamento da legislação eleitoral e possíveis reformas para a eleição de 2022”, “Reforma tributária e seus impactos na advocacia”, “O Direito Animal Positivado”, “Direitos e deveres do condomínio, síndico e condôminos”, entre outras. A programação completa está disponível no site www.conferenciaadvocaciabaiana.com.br.

O evento reúne 70 painéis facilitados por 246 palestrantes e 48 mediadores e se diferencia, não apenas pela grandiosidade, mas sobretudo pela proposta inclusiva. “Além de valorizar as advogadas, a advocacia atuante no interior e a jovem advocacia, fizemos questão de incluir na programação temas da atualidade diretamente relacionados ao desafio da inclusão e do respeito à diversidade. Por isso, temos painéis voltados ao combate ao racismo e à violência contra a mulher, ao direito das minorias sexuais, entre outros temas diretamente relacionados ao nosso ideal de democracia e igualdade”, resumiu Hermes Hilarião. 

Serviço

O que: Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana 2021.

Quando: 4 a 6 de agosto.

Onde: Site www.conferenciaadvocaciabaiana.com.br

Como: Evento gratuito mediante inscrições prévias pelo site.

Público: Advocacia, bacharéis em Direito, estudantes e outros profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: