Seguindo a programação de palestras sobre atendimento ao cliente, como parte do “Circuito Empresarial”, o Sebrae realizou, na noite da última quarta-feira, 5 de junho, em Santo Antônio de Jesus, a palestra “Você gostaria de ser atendido por você?”. A atividade foi realizada no auditório do Antonius Imperial Hotel e teve participação de empreendedores e profissionais locais.
De acordo com o palestrante e professor Victoriano Garrido, o ato de atender é inerente à vida, mas para alcançar a excelência, é preciso levar consigo algumas características. “Passamos todos os nossos atos na vida atendendo ou sendo atendidos. A gente se realiza atendendo alguém. É por isso que esse tema é tão atual e importante e sempre estará presente em discussões e práticas de recursos humanos das empresas. Precisamos ser flexíveis, ter inteligência emocional, gostar de estudar, ter simpatia e um propósito. Quando há uma causa de serviço, atender é algo que será a cereja do bolo”, explica.
A atendente de farmácia, Edna Silva, participou do evento e avaliou como proveitosa a formação. “Achei ótima a palestra, nos trouxe a discussão sobre o atendimento de forma encorajadora e isso nos ajuda no meu ambiente de trabalho, no dia a dia com meus clientes e na vida”, conclui.
Para a gerente adjunta na unidade regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Núbia Barreto, trazer o tema à tona é fundamental, uma vez que o cliente sempre será a motivação de qualquer empreendimento.
“O cliente é a fundação de um negócio e o que o mantém vivo. Assim, a excelência no atendimento se faz importante para criar e também manter o cliente, fidelizando-o. Um bom atendimento torna-se cada vez mais crucial, já que vivemos na era da ‘economia da experiência’”, destaca.
Circuito Empresarial
Iniciado na última segunda, 3 de junho, o Circuito Empresarial segue até esta quinta-feira, 6, com capacitações em municípios do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá. Hoje, tem palestras em Castro Alves e Cruz das Almas.
O principal objetivo do circuito é identificar aspectos que contribuam com a satisfação do cliente, promovendo uma reflexão crítica sobre o atendimento e um planejamento maior de ações. Os eventos são gratuitos e têm emissão de certificado.