Colunas

Lavagem das mãos é fundamental para controle do Coronavírus

Diante do agravamento da situação da Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a comunidade médica têm reforçado a importância de redobrar os cuidados de higiene. Entre eles, lavar as mãos. O simples ato é reconhecido como um dos principais instrumentos contra epidemias, pois além de prevenir o coronavírus, combate outras doenças como resfriados, conjuntivite e herpes. 

Mas para que a higiene das mãos seja eficaz, o ideal é o uso de água e sabão, porque a água sozinha, neste caso, não é o suficiente para eliminar vírus e bactérias. “O sabão ou sabonete são emulsificantes, ou seja, eles removem a gordura e matam o vírus. Os produtos agem na camada proteica de proteção dos microrganismos e são agentes importantes na limpeza”, explica a coordenadora química do grupo Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Cristina Campos, responsável pelo desenvolvimento das linhas de sabonete Even e Even Pro.

A química ainda ressalta que o sabonete é o mais recomendado para a lavagem das mãos. “Os dois cumprem bem o papel na prevenção ao Covid-19. Mas o sabão é um produto mais alcalino, utilizado em limpezas ‘pesadas’, mais difíceis. Já o sabonete é um produto mais compatível, suave, especialmente desenvolvido e destinado a uso de higiene pessoal, sem agredir e causar danos à pele”, revela Cristina. 

Confira um passo a passo para lavar as mãos: 

• Para não deixar sua pele seca e áspera, lave as mãos com um produto que combina limpeza com hidratação, como o sabonete Even Pro antibacteriano vitamina E que elimina 99,9% das bactérias testadas. Sua fórmula ajuda a manter a pele saudável, protegida e com sensação hidratante.

• Esfregue as palmas das mãos;

• Esfregue todos os dedos e os espaços entre os dedos;

• Esfregue as pontas dos dedos e as unhas;

• Retire o sabão com água e enxague bem, com uma toalha limpa.

*Para ser efetivo, esse processo deve durar, pelo menos, 20 segundos.

Quando lavar?

É recomendável higienizar as mãos após o uso do banheiro, antes e depois das refeições, ao espirrar ou tossir, após tocar nos objetos e cumprimentar pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo