AmargosaBahiaEducaçãoEsportesVale do Jiquiriçá

Educação através do Esporte e valores para a formação cidadã

A realização da etapa escolar dos Jogos Escolares da Bahia (JEB) é uma política institucional que visa potencializar o esporte como ferramenta pedagógica

O esporte é um patrimônio da humanidade e uma das maiores expressões da cultura corporal na atualidade. Através dele, valores humanos como solidariedade, cooperação, respeito e responsabilidade são transmitidos aos seus adeptos. Como ferramenta pedagógica, esses valores, atrelados a mediação pedagógica do educador, podem transformar a realidade educacional da comunidade escolar e a perspectiva de futuro dos educandos.

A realização da etapa escolar dos Jogos Escolares da Bahia (JEB) é uma política institucional que visa potencializar o esporte como ferramenta pedagógica, promovendo assim a inclusão da comunidade escolar nos elementos da Cultura Corporal, que é de suma importância para o desenvolvimento integral dos sujeitos. Eis a importância da parceria entre as Unidades Escolares, NTEs e Secretarias de Educação, para fortalecimento e ampliação desse direito educativo, a saber o esporte.

Pedagogicamente, o esporte desenvolve nos educandos o sentimento de pertencimento ao grupo, sentimento este que o inclui como sujeito responsável pelo desenvolvimento do grupo e seu protagonismo na tomada de decisões. Além disso, o esporte facilita a proximidade entre educandos e educadores, amplia o repertório motor dos participantes e enriquece o capital cultural dos indivíduos na medida em que os mesmo são inseridos em ambientes culturais diversos, como saberes diferenciados e possibilidades socioeducativas diversas. Viva o esporte da escola! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo