Salvador e RMS

‘Casas híbridas’ conheça o modelo inovador que mescla lar e trabalho no mesmo espaço

Fernanda Messias, sócia da T3 Arquitetura, oferece dicas sobre como montar sua própria casa híbrida.

Engarrafamento, cansaço emocional e físico são elementos comuns para aqueles que vivem a rotina pendular de casa-trabalho-casa-trabalho-casa-trabalho. Não é a toa que o Brasil é um dos países com maior adesão ao trabalho remoto, feito por demanda, e mais importante, dentro de casa. Em julho do ano passado, eram 20% dos profissionais que cumpriam o chamado “home office”, segundo pesquisa do Ibope.

Com esse aumento de interesse na produtividade in home, vem outra preocupação: a de tornar um único ambiente apto para duas atividades contrastantes: a casa e o trabalho. Com isso, arquitetos e empreendedores tem investido em uma nova estrutura um tanto quanto curiosa: as casas híbridas, que comportam os dois âmbitos.

Arquiteta e sócia da T3 Arquitetura, Fernanda Messias atua desenvolvendo projetos de casas híbridas, e explica as vantagens desse novo padrão de moradia.

“A geração atual preza pela praticidade; a casa convencional tem perdido sentido, pois implica em gastar tempo precioso no trânsito. Já para empresários, é muito mais lucrativo manter um único espaço arrumado e eficiente do que uma casa e um local de trabalho. O modelo ainda é benéfico para a redução da poluição, pois há o reaproveitamento de energia e menos carbono sendo emitido pelos carros”, afirma a arquiteta.

Sobre a estrutura do local, Fernanda recomenda divisórias e portas retráteis vazadas, no lugar das paredes. Bancadas de trabalho integradas à área externa também são úteis, pois permitem a entrada de luz natural e estimulam uma sensação de conforto, auxiliando na produtividade. Por fim, mas não menos necessário, é preciso ter domínio na escolha das cores e da área, já que uma boa iluminação artificial e ergonomia dos mobiliários podem tornar o espaço eficiente e funcional.

“Adotar a configuração de casa híbrida é estar acompanhando a evolução dos espaços sociais, cada vez mais integrados. Profissionais inovadores, empresários e diversas empresas já permitem que seus funcionários trabalhem em casa, estimulando a criação de offices mais equipados, e os resultados têm sido excelentes. É um ambiente moderno, versátil e funcional que se destaca no cenário atual da arquitetura”, finaliza a profissional.

Para conhecer mais sobre o universo inventivo da arquitetura, e sobre a T3 Arquitetura, acesse instagram.com/t3_arquitetura/ ou www.t3arquitetura.com.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar