Salvador e RMS

‘Bosque da Paz’ O paisagismo na ressignificação de cemitérios

Cemitérios Parque proporcionam ambientes acolhedores em momentos de luto e reflexão.

Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso”.

Percussor da filosofia no mundo, Aristóteles retrata o valor intangível da natureza para o indivíduo, seja através do deleite à sua exuberância, promoção de inspirações pessoais ou pela sensação de acolhimento e paz em cenários de dificuldades

Agregando aspectos da natureza em momentos de pesar, os cemitérios bosque são locais onde o luto é ressignificado, de modo que ambientes acolhedores e cheios de cores funcionam como válvula de escape para superar os estágios da perda de entes queridos, reformulando espaços em que outrora serviam apenas para túmulos e preces solenes.

Atuando com essas diretrizes, o Cemitério Parque Bosque da Pazcontrasta o clima de luto com o ambiente sossegado das sombras de árvores, caminhadas pela grama, trilhas no bosque e flores exuberantes. Para o Diretor Executivo do Bosque da Paz, GustavoAraujo, o paisagismo implantado nos cemitérios promove conforto e acolhimento em períodos árduos. 

Nosso foco se dá pelo aspecto intangível que o verde gera na pessoa, especialmente aqueles que passam por um momento de muita dor. Partimos de duas premissas básicas ao abranger o paisagismo no Bosque da Paz: a primeira é dar a devida e exigida atenção aos vivos, e a segunda são aspectos subjetivos que o verde do campo causa nas pessoas, atenuando as dores da perda e permitindo, em muitos casos, uma passagem mais rápida e serena pelas fases do luto ”, explica Gustavo

No intuito de possibilitar ao homem maior aproveitamento da paisagem e o desfrute dos momentos naquele espaço, fica a cargo do paisagista reconhecer as melhores áreas de iluminação para vegetações específicas, seleção de materiais adequados para todas as obras -incluindo os tipos de plantas, emelhorias o fluxo agradável e sem muitos conflitos em áreas de grande circulação.

Responsável pela harmonia entre as estruturas, com manutenções inteligentes e eficazes das áreas verdes, o conceituadopaisagistaEduardo Riosecoexecuta, desde o final de 2019, um trabalho no Bosque da Paz para que ele seja, cada dia mais, um local muito além de um cemitério, permitindo que pessoas em situação de pesar possam desfrutar das memórias de entes queridos através de caminhadas e contato direto com a natureza, e se sintam“abraçadas” pela natureza.. 

Além de planejar a qualificação dos campos e jardins, e cuidar deles, junto com o time de jardineiros,Eduardo agrega conhecimento para toda equipe com a promoção de cursos internos, como a migração do know-how paisagístico para os jardineiros do Bosque da Paz, proporcionando um olhar refinado acerca desse contato com a natureza. 

Cada dia mais o Bosque das Paz se torna um lugar de visita, não só no momento do luto, mas também em momentos de serenidade e necessidade desse contato com o verde, ressignificando o ambiente de cemitério, através do olhar técnico, artístico e profissional do paisagista e do nosso grupo de jardineiros, liderados por Romão dos Santos”, concluiGustavoAraujo.

Para mais informações sobre o Cemitério Parque Bosque da Paz acesse o site www.bosquedapaz.com.br/, ou a página do Instagram www.instagram.com/bosquedapaz/.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo