BrasilSaúde

Aumento de Dengue no Brasil pode ter sido agravada por mudanças climáticas

Março concentrou o maior número de casos de Dengue em 2024 até o momento, com 11 estados declarando estado de emergência. A ampliação de áreas de urbanização e as temperatura elevadas podem ter sidos os principais fatores do aumento.

Atualização do Cenário no País

Em 2024, onze estados e 526 municípios declararam situação de emergência em virtude da alta de casos de Dengue. Segundo dados do Centro de Operações de Emergências do Ministério da Saúde, as regiões sudeste e centro-oeste apresentam um maior número de novos casos de dengue em relação ao tempo.

Mudanças climáticas e urbanização

Um estudo recente de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), publicado na revista Scientific Reports, destaca a expansão territorial da dengue no Brasil.

Os autores apontam que a urbanização, as anomalias nas temperaturas por períodos prolongados, bem como o período de circulação anterior do vírus foram os principais fatores que culminaram com o aumento de Dengue na região central do país.

Outras doenças impactadas

As mudanças climáticas também podem afetar no número de novos casos para outras arboviroses (doenças transmitidas por artrópodes, como mosquitos e carrapatos), como Zika e Chikungunya.

Segundo os dados da plataforma AdaptaBrasil, “As projeções indicam também expansão da malária, leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral“.

aumento das temperaturas, em paralelo a períodos maiores de chuva intensa pode propiciar uma maior proliferação dos vetores dessas doenças, como por exemplo, o mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti (que também pode transmitir Zika, Chikungunya e outras doenças).

()

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo