Saúde

Médicos de laboratórios exercem papel fundamental na avaliação de pacientes

Especialista explica a atuação dos profissionais nos laboratórios.

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC-ML) estima que 70% das decisões médicas são baseadas em resultados de exames laboratoriais. Exames de imagens e de análises clínicas oferecem informações que levam à prevenção, ao diagnóstico e ao prognóstico de doenças. Eles podem apoiar na avaliação dos riscos que cada paciente tem de desenvolver problemas de saúde e definir tratamentos menos invasivos.

Por trás do resultado do exame, existe uma equipe formada por médicos, bioquímicos e biomédicos que trabalha diuturnamente para entregar qualidade e acuracidade. Além disso, a equipe médica dos laboratórios e da radiologia atua apoiando os prescritores em discussões de casos e dúvidas técnicas sobre os exames e hipóteses diagnósticas. É o que explica a diretora médica do laboratório Leme, medicina diagnóstica da Dasa, Marla Cruz.

“O principal papel do médico na atuação em laboratórios é garantir a qualidade dos resultados de exames e auxiliar na avaliação de todas as dúvidas de resultados”, esclarece a especialista.

Vale lembrar que o médico dentro do laboratório não realiza atendimento clínico e possui atuação exclusiva de orientação e de direcionamento para o colega que solicitou o exame, ou para um profissional da especialidade que está conduzindo o quadro.

Exames de análises clínicas e imagens
Segundo a doutora, a assessoria médica dentro dos exames de análises clínicas tem um papel importante na discussão de casos clínicos com o prescritor, nas sugestões de exames complementares não habituais e no auxílio para a interpretação de fluxogramas de diagnóstico e de resultados de exames. “Resultados muito alterados e de valores críticos à vida sempre são avaliados pelo médico do laboratório e transmitidos ao médico do paciente”, esclarece Marla.

Já na radiologia, o médico que realiza e lauda os exames pode ainda emitir opinião sobre as hipóteses diagnosticas e informar características ou achados que não estejam completamente descritos no laudo fornecido e que podem ser importantes para o diagnóstico.

Suporte médico na vacinação
O papel do médico nos laboratórios também é relevante na vacinação, principalmente no cuidado das reações vacinais. A médica explica que algumas vacinas produzem reações locais de grande intensidade. “Nosso papel é avaliar a reação que o paciente teve a vacina para poder tranquilizar o paciente, já que algumas reações podem acontecer em alguns pacientes”, aponta.

Atuação ética
Um dos pontos que merece destaque no trabalho do médico dentro do laboratório, de acordo com Marla, é a atuação ética: “Respeitamos integralmente a solicitação médica feita pelos médicos do paciente. Nosso papel é o de fazer a discussão clínica quando somos procurados e em casos críticos”, esclarece.

“Os médicos de laboratório funcionam como curadores de qualidade. Avaliamos todas as etapas da realização de exames e aplicação de vacinas em busca das melhores práticas, desde o momento do atendimento, até a coleta, as metodologias utilizadas e no controle de qualidade”, finaliza a médica.

Fonte: Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: