Colunas

Liberdade Mental: o que é? E como ela pode te levar à felicidade plena

Lucas Battistoni, líder global de marketing de relacionamento, afirma que desenvolver o senso crítico, ter opinião própria e não ser alienado ajudam as pessoas na busca pela realização pessoal e profissiona

O personagem de sucesso na TV, Hommer Simpson, virou símbolo do homem resignado, que aceita o desrespeito do chefe, dos amigos e até da família desde que possa, todos os dias, se espalhar no sofá e assistir ao programa favorito na TV. Não, por acaso, virou ícone de uma geração que usava o exemplo de Hommer, para mudar as atitudes em relação à própria vida e buscar motivação para alcançar seus objetivos e a felicidade plena.

Mas nem sempre se afastar da referência incômoda pode levar a pessoa a trilhar o caminho da felicidade. Se alguém não entender como é o sofá que aprisiona Hommer Simpson, dificilmente conseguirá se libertar das amarras que impedem o seu desenvolvimento pessoal e a plena realização de todos os seus desejos. “O alienado deixa a mente ser governada por tudo que dita as regras do lado de fora. Sem qualquer controle mental do que entra, a pessoa fica vulnerável às informações”, define Battistoni que aos 25 anos largou sua carreira no mercado financeiro para empreender em negócios que geram liberdade.

A busca da Liberdade Plena

“Você não pode impedir um passarinho de pousar na sua cabeça, mas pode impedi-lo de fazer um ninho nela”  Lucas Battistoni costuma dizer que se alguém tiver liberdade mental, estará no caminho certo para alcanças as outras formas de liberdade: a financeira, a social e a espiritual. Não à toa o influenciador, que costuma arrastar multidões para as suas palestras, se baseia na própria história de vida para ajudar as pessoas que querem se libertar de tudo aquilo que impeça seu crescimento e sua felicidade. E propõe que cada um desenvolva uma maneira própria de ver o mundo. “A pessoa precisa colocar seus próprios óculos e enxergar o mundo através do seu prisma e não pela lente dos outros”, comenta.  O empreendedor aclamado por ter alcançado a liberdade plena aos 30 anos e ser reconhecido como o maior líder de expansão internacional do seu segmento, ensina que quem tem a mente livre filtra o que ouve, e age, a partir dos seus próprios princípios, entendendo e respeitando a liberdade do outro. “Para criar sua visão de mundo, se questione o tempo todo, mude de opinião se for preciso e tenha a empatia de se colocar no lugar do outro”.  Blindagem mental Um dos questionamentos mais comuns feitos por Lucas é sobre como a pessoa está nutrindo a sua mente. Da mesma forma que o corpo precisa do alimento ou dos cuidados de higiene, para ele a mente também precisa de higiene e de se alimentar com informações positivas. “Ter liberdade mental é ter o poder de escolha do que se lê, do que se vê e do que se ouve. É saber somo vai alimentar a sua mente”, explica Lucas. No livro recém-lançado “Só vai – sabedoria para ser livre (e fazer o que quiser da sua vida)”, ele relata como motiva suas equipes de vendas exercitando a positividade. Uma vez por semana reúne o seu time e pede a cada um que fale sobre sonhos, visão do futuro e energia positiva. A ideia é fazer com que todos entendam que eles são responsáveis pela mente e pelos próprios pensamentos. “É preciso ter certeza que aquilo que você diz reflete o que realmente você pensa e não a opinião dos outros”, pondera. 3 dicas para higienizar a mente Exercitar a positividade é uma das principais recomendações para encontrar a liberdade mental, segundo Lucas Battistoni. Ele formatou algumas dicas básicas que podem ser seguidas para higienizar a mente: 1. Elimine hábitos negativos que destroem sua mente;2. Esqueça as notícias que te deixam angustiado;3. Não veja algo que gosta, como o Futebol, por exemplo, se for apenas para distrair dos seus problemas.  Para Lucas só quando temos a mente livre podemos tomar decisões assertivas na busca do caminho que queremos seguir. “Pare de viver a vida como um sonâmbulo, acorde! Se nem os seus pensamentos forem verdadeiramente livres, como você será plenamente livre?, conclui.

Lucas Battistoni Lucas Battistoni é um dos maiores especialistas em Liderança da América Latina, investidor, empreendedor e líder global de Network Marketing (Marketing de Relacionamento). Tem uma trajetória inspiradora, tanto acadêmica quanto profissional e pessoal. Formado com menção honrosa em business na University of Applied Sciences em Münster, na Alemanha, e pós-graduado em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná, sempre focou em trabalhar no mercado financeiro e se encontrou na área de M&A (fusões e aquisições).  Aos 25 anos largou sua carreira no mercado financeiro para empreender em negócios que geram liberdade. Começou na indústria de network marketing e rapidamente se tornou uma grande referência no setor e autoridade em marketing de canais. Aos 30 já era considerado o maior líder de expansão internacional do seu segmento, tendo construído e liderado uma organização de mais de 500 mil consultores, com um faturamento total acima de US$ 1 bilhão de dólares em vários países.  Hoje viaja o mundo fazendo negócios à frente da sua holding e treinando pessoas, já tendo atingido a incrível marca de mais de 1,5 milhões de pessoas treinadas presencialmente em 19 países. É autor de Best Seller internacional e uma das maiores referências de liderança do Brasil. Seu primeiro livro é mais técnico e tem o foco no desenvolvimento de habilidades de liderança para equipes de vendas. O segundo é sobre a coisa mais importante para Lucas, a Liberdade.  O maior sonho de Lucas é que as pessoas realmente acordem e comecem a buscar sua liberdade plena acima de tudo. Foi priorizando ter liberdade em sua vida que Lucas alcançou resultados inacreditáveis (para a maioria das pessoas) em pouco espaço de tempo.

Ageimagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo