BahiaEducação

Estudantes se preparam para o ENEM na reta final através do Programa UPT

Os estudantes cursistas do Programa Universidade para Todos (UPT) estão na contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos próximos dias 17 e 24 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O programa tem realizado, com frequência  aulões de revisão de conteúdos, além de simulados, resolução de questões e outras atividades, que são acessadas pelos estudantes através de plataformas como YouTube, WhatsApp e Google Meet. 

A monitora de Matemática do UPT, Mariana Oliveira, 20, que cursa Ciências Exatas e reside em Cruz das Almas, falou da preparação dos estudantes, nesta reta final. “Os aulões têm sido muito bem recebidos pelos alunos. Estou adorando participar, compartilhar os meus conhecimentos, pois estou aprendendo muito também. Nosso público é bem variado, porque temos jovens, adultos e até idosos, o que torna bem desafiador”, comentou. 
O cursista do UPT, Allan Lucas dos Santos, 19, do município de Governador Mangabeira, que pretende cursar Medicina Veterinária na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), já está na expectativa do ENEM.

“Tive a oportunidade de fazer o curso do UPT, que me acolheu dando todas as ferramentas necessárias, não só na preparação para o exame, mas também para o meu aprendizado. Estou com uma grande expectativa de que terei um bom desempenho pelo fato de contar com a ajuda de coordenadores e professores excelentes e atenciosos, que estão sempre buscando planos de tornar as aulas mais atrativas. O  programa realiza lives e simulados e possui um portal para tirarmos dúvidas e isso é ótimo. Agradeço muito por fazer parte desse curso e, também, em saber que grande parte do meu conhecimento está sendo desenvolvido por causa da competência do UPT”, disse. 

Sobre o UPT -* O Universidade para Todos (UPT) recebeu, em 2020, o status de programa do Governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 20.004. Ele se destina ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes concluintes e egressos das redes públicas de ensino estadual e municipais da Bahia, para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior. O UPT é coordenado pela SEC e executado pelas universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Em 2020, a UFRB passou a participar também. Nesta última edição, foram ofertadas 12.105 vagas, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo