CidadesSão Miguel das MatasVale do Jiquiriçá

Em nota, Padre Cristóvão repudia por ter a imagem de São Miguel Arcanjo encoberta no hospital

O QUE DE FATO ESTÁ ACONTECENDO?

 É com perplexidade que tomo conhecimento do que aconteceu no hospital de São Miguel e, é, em nome de nossa comunidade paroquial nos dirigimos a todos, após o último e lamentável acontecimento, que outra justificativa não pode ter, senão a falta de sensibilidade e respeito à fé de uma comunidade que, além de professar a sua fé em Deus, tem como padroeiro o Arcanjo Miguel, o defensor da fé, de quem procede o nome do município, quando teve encoberto com tinta, o ícone (pintura da imagem), na fachada do hospital do nosso município, centro da cidade de São Miguel das Matas.

É triste saber que existem pessoas que não conseguem sentir-se bem ao ver um símbolo que nos remete ao coração de Deus e tem atitude que fere e ofende todo um povo, naquilo que lhe é mais profundo, mas sagrado: A FÉ. Questionamo-nos, qual o motivo e constatamos que, infelizmente, são os interesses particulares que se sobrepõem a aquilo que é comunitário.

Será que não temos o direito de questionar sobre tal atitude? Será que não podemos acreditar que o amor e o respeito ao que está relacionado à fé estão acima das nossas divisões? É ultrajante o que estamos vivendo, mas a própria Palavra de Deus nos adverte quanto a isso, quando nos diz, no livro do Eclesiástico 28, 1-7: “Aquele que se vinga, (usa de discriminação, preconceito e irreverência) e não busca a unidade na diversidade de crenças sofrerá a vingança do Senhor, que lhe pedirá contas rigorosas dos seus atos. Um homem guarda rancor, preconceito, discriminação contra outro homem e pede a Deus que lhe cure? Não tem compaixão de seus semelhantes e pede perdão dos seus pecados? Lembra-te do teu fim e deixa o ódio; pensa na morte e na carniça em que se tornará o teu corpo, e guarda os mandamentos. Lembra-te dos mandamentos e não te ires contra o próximo. “Lembra-te da Aliança com o Altíssimo e não faças mal ao teu próximo”.

Logo, o ato de ter tirado o ícone, foi uma ofensa a todos os homens e mulheres de fé deste querido município de São Miguel das Matas, que, ao chegarem ao hospital e vendo o símbolo da sua crença elevam à  Deus seu pensamento e sua prece. O Arcanjo Miguel, continuará exercendo sua missão de Defensor da fé, mesmo que haja quem a ele se oponha. Lembrando que o nome Miguel, significa, Quem como Deus?

Fica registrado o meu questionamento, meu repúdio, minha tristeza, minha angústia, em nome de todos os nossos irmãos de fé em Cristo Jesus, ao tempo em que espero que seja sem imposição, repensado tal ato de desrespeito. Esclareço que não tenho nenhum sentimento de ódio, nem de interesses outros, mas respeito a nós munícipes.

Que a saúde seja levada a sério, que a transparência e a honestidade sejam uma constante atitude dos gestores desta unidade. Nosso povo está cansado de buscar sem encontrar, de gritar, chorar, sem ser ouvido, de pedir e não encontrar o apoio necessário no que diz respeito a esse assunto: SAÚDE! E tantos outros direitos… concluo com trecho da canção Blowin’ In The Wind”. .           “Quantos ouvidos um homem deve ter para ouvir os lamentos do povo? Quantas mortes ainda serão necessárias para que se saiba que já se matou demais? Quantos anos pode um povo viver, sem conhecer a liberdade? Quanto tempo um homem deve virar a cabeça, fingindo não ver o que está vendo. ” Que Deus nos abençoe!  

Padre Cristóvão, Reis Brito de Figueredo. Pároco.

São Miguel das Matas, 17 de junho de 2023.

Padre Cristóvão Brito (Reprodução – Paróquia)

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo