Bahia

Denissena Fóssil é artista visual, autodidata e graduando em pedagogia.

Nascido em Salvador em 1976, cidadão do mundo,
Denissena teve seu primeiro contato com a arte ainda criança, iniciado no desenho aos sete anos, logo sentiu o chamado e decidiu que era isso que faria da vida. Do momento poético do primeiro traço até o início da trajetória profissional se passaram alguns anos, mas a aproximação com o desenho sempre foi intensa. No seu trabalho não há ligação com um suporte específico, utiliza tudo que pode para se expressar, qualquer coisa se transforma em arte nas mãos desse artista vigoroso, multimídia e autodidata. Sua relação com a arte e com a vida é maquínica, não é por acaso se autodenomina Operário Cultural, “operar a arte e pela arte”. Este discurso se apresenta não apenas no seu estilo livre e ligado ao improviso, mas também na relação que estabeleceu com o outro.

Junto com sua produção artística, ele desenvolve um intenso trabalho social. Político, Denissena inspira crianças, jovens e adultos a aceitarem o poder da arte em suas vidas, e os capacita especialmente através da arte contemporânea, para se tornarem agentes multiplicadores, trabalhou em projetos para OSCIP Projeto Cidadão, Unesco, Unicef, UFBA, UNEB e atua como arte-educador em instituições educativas, contemplando as comunidades indígenas, quilombolas e urbanas. Denissena já expôs em São Paulo, Nova York, Tókio, II Trienal de Luanda/ Angola, MAM, Caixa Cultural, Museu Udo Knoff e suas obras são acervos no Memorial Irmã Dulce, a Casa do Poeta Castro Alves e participou da exposição coletiva Cow Parade Salvador, em outubro / novembro de 2019.

Fóssil é a assinatura visual, a marca registrada que surgiu através de um esboço e tornou-se conceito estético. É alusão a pintura rupestre, dialoga com o passado, presente e futuro. O significado vem do alimento da alma através da expressão da arte, que desperta a imaginação e contemplação poética.
O inquieto artista visual explora as linguagens desenho, cerâmica, escultura de ferro, metal, madeira, arte digital, pintura body art, graffiti e performance. São 25 a anos de dedicação e amor a plasticidade contemporânea. Com espírito empreendedor, vive da própria arte. já atuou para importantes marcas brasileiras e internacionais, entretanto estas atividades afirmam suas heranças culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo