DestaqueEducaçãoSão Miguel das MatasVale do Jiquiriçá

Como saber se a inscrição no Enem 2019 já foi confirmada

O estudante que deseja participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve estar atento aos dados que serão informados no momento da inscrição. Não conferir todas as informações e não confirmar a inscrição pode impedir o candidato de participar das provas.

Além das informações pessoais do participante, o sistema de inscrição no Enem solicita dados escolares e socioeconômicos e, só depois que terminou esse cadastro, o participante pode ir para a tela de confirmação de inscrição.

Veja o passo a passo de como se inscrever no Enem.

Inscrição confirmada no Enem

Ao final da inscrição no Enem uma mensagem deve aparecer no topo da tela. O texto “Inscrição concluída com sucesso”, em letras verdes, indica que o estudante conseguiu isenção no exame e, por isso, não precisa pagar a taxa. 

Neste caso, não há mais nada o que se fazer, a não ser esperar que o Inep libere o cartão de inscrição do Enem com as informações sobre os locais de provas.

No caso dos estudantes que devem pagar a taxa de inscrição, a tela final deve informar a mensagem: Inscrição aguardando o pagamento da GRU, em vermelho. Neste caso, logo abaixo, o estudante terá acesso à Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser impressa e paga na rede bancária.

É importante que o estudante saiba que existe um prazo para que o pagamento da taxa seja efetivado. A inscrição só será confirmada após o banco repassar as informações ao Inep, a chamada compensação bancária. Segundo o Inep, esse prazo é de três a cinco dias.

Após o pagamento do boleto e o prazo de compensação bancária, os pagantes devem retornar à Página do Participante para conferir a situação de sua inscrição e verificar se a mensagem foi alterada para “Inscrição concluída com sucesso”.

Se a mensagem de aguardando pagamento persistir, o estudante pode entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 616161.

Esta aula é um oferecimento do Seleto Cursos, em parceria com a Escola Dinâmica e Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas.

Se você puder doar 1kg de alimento não-perecível (tipo feijão, arroz e macarrão), ótimo.

Se tiver um pouco menos, então traga 1 litro de leite. Se ainda assim não puder, não traga nada, mas venha!

Aproveite o aulão de revisão para o ENEM e alcance o sucesso que deseja!

Os alimentos arrecadados serão doados à famílias carentes em São Miguel das Matas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar