Colunas

Veja as dicas de especialista de como identificar seu perfil de trader

O mercado de investimentos em renda variável no setor financeiro exige maior exposição ao risco. Trabalhar com a movimentação diária da bolsa de valores demanda conhecimento e dedicação. O investimento sem critérios geralmente traz prejuízos, o que requer estratégia deste tipo de investidor conhecido como trader, o profissional que acompanha o sobe e desce das ações e aplica recursos conforme a variação.

Entender o que o mercado financeiro oferece e quais são suas principais exigências é fundamental para que o trader deixe de ser aquele que acompanha as tendências do momento, mas que possa se aprofundar em determinados tipos de operações que são mais próximas do seu perfil de investidor. Embora a sorte pode aparecer, mas ela geralmente é aliada de quem tem experiência e bom tempo de estudo no ramo.

A mentalidade do trader

É importante entender que existem diferentes tipos de trader. Esse posicionamento está mais relacionado à identificação do investidor com a modalidade do que com o potencial de retorno financeiro ou a facilidade de uma ou outra operação.

O ideal é que aquele que pretende viver dessa atividade saiba como funcionam as diferentes abordagens de trade e procure entender qual delas está mais próxima de seu estilo pessoal.

É possível que o trader varie de estilo de acordo com a operação, ainda que tenha como especialidade uma determinada prática. Neste caso, o mais importante é contar com as ferramentas certas e desenvolver uma análise apurada para tomar decisões com potencial de retorno.

Os tipos de investidores

Considerando o período de tempo em que fica posicionado, do mais curto até o mais longo, o investidor pode ser classificado como scalper, day trader, range trader, intra-day trader, swing trader, position trader ou holder.

O chamado scalper é aquele investidor altamente adaptado a ações extremamente rápidas, que busca oscilações quase imperceptíveis no mercado. O scalper é capaz de trabalhar com estratégias para agir dentro de minutos e mesmo assim gerar lucro. No outro extremo dessa categorização, o holder é aquele que busca soluções, considerando estratégias de prazo muito maior.

Quando se fala em trade, a referência é sempre a operação em que há compra e venda de ativos no curto prazo, o que exige uma maior atenção a aspectos como a volatilidade do mercado de renda variável. Há três abordagens mais comuns nesse tipo de posicionamento frente ao mercado financeiro: o scalping, o day trade e o swing trade.

Scalping

O foco do scalping está na possibilidade de ganho rápido. Para tanto, é recomendável que o especialista conte com um número mais reduzido de pontos e maior quantidade de contratos. Sua característica como operador deve ser de alta frequência, alta velocidade e giro, de modo que sua atenção esteja mais voltada à tendência imediatista do preço.

Geralmente o scalper busca bater a meta o mais rápido possível, se aproveitando da alta volatilidade para conseguir seus objetivos.

Day Trade

Em relação ao scalper, este especialista realiza menos operações, geralmente mudando pouco de opinião durante o dia. Seu foco está no ganho ao longo do período em que o pregão está funcionando, tendo especial atenção à tendência para o dia do preço. 

Consequentemente, as operações day trade demandam mais paciência do investidor para manter sua posição, podendo operar com menor quantidade de contratos e mais pontos.

Swing Trade

Nessa modalidade, o trader faz menos operações, com menor quantidade de alavancagem. O investidor considera um período maior de tempo, que pode chegar a duas semanas, com foco em rentabilizar o capital.

Pode trabalhar também com a análise fundamentalista, além da gráfica. Embora necessite de capital maior, o swing trader tem a possibilidade de obter dividendos em suas abordagens.

Qual opção escolher

O mais importante é que o investidor tenha consciência de que, trabalhando com renda variável, ele terá que se expor a um risco maior do que na renda fixa. Tendo isso em mente, vale a pena considerar cada uma dessas abordagens de acordo com seus objetivos. Independentemente da escolha feita, será necessário se dedicar no entendimento de técnicas como as análises gráfica e fundamentalista.

Com o domínio das ferramentas que costumam simplificar as escolhas de ativos no ambiente da Bolsa, o trader pode se distanciar do amadorismo e atuar de maneira profissional.

Um Comentário

  1. A Iq Option é uma das plataformas mais seguras de investir no mercado financeiro!
    Investimento mínimo 2R$, depósito Mínimo 30R$. São mais de 300 Ativos para negociar. Abra sua conta em 5 segundos! Super simples e fácil. começe já a ganhar dinheiro sem sair de casa, com seu celular ou notebook! Acesse esse link:
    https://bit.ly/Plataformacorretoraapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo