DestaquePolíticaSalvador e RMS

Aniversário de 40 anos do PT reúne caciques em cerimônia na AL-BA

Fonte: Trbn

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizou ontem uma Sessão Especial em comemoração aos 40 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizou ontem uma Sessão Especial em comemoração aos 40 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). Proposta pela Bancada do PT na AL-BA, através do líder Marcelino Galo, o evento também contou com a entrega da Comenda 2 de Julho ao primeiro deputado petista na AL-BA, Alcides Modesto, e outra para o economista, professor e ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, proposta pelo Líder do Governo, deputado Rosemberg Pinto.

A sessão especial contou com a presença do governador Rui Costa, do senador Jaques Wagner e de diversas representações políticas, movimentos sociais e personalidades que marcaram a trajetória do PT. “O PT coincide com a retrospectiva de uma geração inteira, de uma geração que alguns mais jovens enfrentaram inclusive o regime militar e participaram da redemocratização do país. Então, o PT teve um papel fundamental nisso”, declarou o Rui.

Wagner, primeiro presidente do PT na Bahia, afirmou que sente “muito orgulho” da trajetória da sigla. “Como primeiro presidente do PT na Bahia e fundador desse partido, que tanto tem contribuído para a democracia e para a prosperidade do povo brasileiro, quero dizer que sinto muito orgulho da caminhada do Partido dos Trabalhadores na Bahia e no Brasil”, destacou à Tribuna. O deputado estadual Robinson Almeida, pré-candidato a prefeito de Salvador e também veterano da sigla, ressalta o aprendizado que teve ao longo das duas três últimas décadas de militância. “Entrei no Partido dos Trabalhadores na década de 80 e pra mim o partido foi uma grande escola de política e de valores. Nós temos uma caminhada repleta de acertos e erros também, mas faz parte da atividade humana. Isso nos deixa em condições de seguir de cabeça erguida, reinventando a nossa forma de fazer política, sem perder os nossos ideais mobilizadores, que é a luta por uma sociedade igualitária, em que as pessoas tenham as mesmas oportunidades e direitos, e a construção de um país de uma forma diferente do que as elites fizeram nesses 500 anos de exclusão da nossa gente, destacou.

“Tenho orgulho de fazer parte da história de fundação do nosso partido na Bahia, na época ainda estudante, ao lado de Lula, de Jaques Wagner, de companheiros como Afonso Florence, Zé Neto, e hoje, como deputado, continuo na trincheira de luta contra as desigualdades. Parabéns pela nossa história e mais 40 anos de luta pela frente”, completou Robinson.

Líder do PT na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues comentou um pouco da luta das mulheres dentro do partido para que se tornasse obrigatória a participação de 30% de mulheres nas eleições. Ela frisou que a sigla foi a primeira a pautar a equidade de gênero na sociedade e dentro do universo político.

“Ainda na década de 80, eu era delegada, e nós mulheres nos juntamos no primeiro Congresso para votar pela cota de mulheres dentro do partido, nos cargos de direção e nas eleições. O PT tem história na luta pelas mulheres e precisamos sempre lembrar disso. Alcançamos essa conquista antes mesmo do TSE determinar, por lei, a presença do mínimo de 30% das mulheres nas eleições”, lembra a edil.

A data, 10 de fevereiro, marca o começo do maior partido político de esquerda da América Latina e o maior do Brasil, que foi criado em 1980 em resistência à ditadura militar, a favor da luta pela redemocratização do país e com o objetivo de promover mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras no campo e na cidade.

Entre os fatos marcantes na história do PT, assim como o legado dos governos petistas ao longo dos anos, destaca-se o primeiro presidente eleito pela sigla, Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira mulher presidenta da República, Dilma Rousseff, além das políticas públicas e programas sociais como Fome Zero, Bolsa Família, Mais Médicos, Programas de Cisternas, Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos, Prouni, entre outros.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo