Colunas

Leilão de veículos: entenda como funciona e os cuidados para garantir uma compra segura

Buscando preços mais acessíveis para ter carro próprio, brasileiros estão cada vez mais adeptos aos leilões de veículos

Não depender de transporte público é um dos grandes desejos dos brasileiros. Por isso, a compra do carro próprio acaba sendo uma vontade presente na maioria das pessoas. Entretanto, nos últimos anos, realizar esse desejo se tornou um pouco mais complicado, visto que o valor dos veículos aumenta a cada ano.

Por isso, os brasileiros buscam formas mais acessíveis de obter um carro, seja comprando seminovos, fazendo financiamentos, etc. Uma das possibilidades que está se tornando cada vez mais comum é a aquisição de carros de leilão. Entretanto, antes de comprar um veículo leiloado, é preciso entender como esse processo funciona e tomar alguns cuidados.  

O que é um leilão?

Os leilões são alternativas para quem deseja economizar na compra de um bem. Todos têm uma base similar de regras, incluindo o de carros. Em um leilão, lances mínimos são determinados para cada item e, ao ser leiloado, as pessoas podem elevar a quantia a ser paga. No caso, quem oferecer o maior valor adquire o item. 

É importante ressaltar que cada leilão pode ter regras específicas relacionadas à visitação, por exemplo. Além disso, a forma de pagamento também pode variar. Por isso, o interessado nesse tipo de venda deve ficar atento, já que, em alguns casos, é necessário pagar o valor ofertado do item arrematado à vista. 

Quais são os cuidados necessários em uma compra de veículo de leilão? 

Antes de tudo, é de suma importância verificar o histórico e a credibilidade da empresa responsável pela organização do leilão. Para isso, é possível conhecer a experiência e credibilidade que a empresa tem no mercado, a opinião de clientes que já compraram e verificar os perfis nas redes sociais.

Outro detalhe em relação à segurança envolve a pesquisa aprofundada sobre os leilões. Nesse caso, é fundamental compreender como funciona cada evento. Isso pode ser feito verificando os editais, a procedência dos lotes, as características dos produtos, etc. Além disso, é importante identificar se o leilão é judicial ou extrajudicial, bem como o histórico do veículo desejado. 

Também é recomendado definir um orçamento, ou seja, a quantia que poderá ser gasta em um leilão de carros baratos. Assim como qualquer outra compra, é preciso ser realista e comprar apenas o que está dentro da realidade financeira. Nesse contexto, identificar os gastos pós-compra — como transferência de documentos, taxas, seguros, etc. — também é importante. 

Por fim, acompanhar todas as etapas do leilão também é fundamental para não ser pego de surpresa. Isso significa que é necessário participar até o final do evento, garantindo que outros participantes não irão cobrir a sua oferta. Com essas dicas, é possível tornar a compra de carros em leilões muito mais tranquila e segura. 

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo