CidadesEducaçãoSudoeste Baiano

Vestibular 2024: confira cinco dicas para a realização das provas

Nos dias 3 e 4 de dezembro, mais de 12 mil estudantes participam do Vestibular Uesb 2024, em busca do sonho de ingressar no Ensino Superior público, gratuito e de qualidade. Com cerca de mil vagas disponíveis para 47 opções de cursos de graduação, o processo seletivo será aplicado nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, municípios onde a Uesb possui campus.

Nessa reta final, é importante estar atento a algumas orientações. Por isso, reunimos uma lista de dicas para que você, vestibulando, não perca nenhum detalhe e conquiste mais uma etapa dessa jornada.

1. Rota traçada e alarme ativado

Os locais de prova já foram definidos e a consulta já está liberada. Basta acessar a página do IDCAP, informar o CPF cadastrado na inscrição e ter acesso ao cartão de convocação, onde é possível verificar o seu local de prova. É importante certificar o endereço e, se possível, ir com antecedência até o mesmo, identificando a melhor rota e o melhor meio de transporte para os dias de prova.

Outra atenção necessária é quanto ao horário. Os portões de todos os locais de prova serão abertos às 7 horas e fechados às 8 horas, sempre em horário de Brasília. A aplicação do exame está prevista para iniciar a partir das 8h10. Busque chegar com antecedência, identificar a sala com cuidado e realizar a conferência dos documentos.

2. O que levar?

Conforme o Edital 231/2023, para ingressar na sala de prova, o candidato deverá apresentar um documento de identificação oficial original e com foto, recente ou equivalente, como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros. É possível, ainda, apresentar documento digital com foto (e-Título, CNH digital e RG digital), desde que apresentado nos respectivos aplicativos oficiais. Para a realização da prova, está autorizado apenas o uso de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.

Não será permitido o acesso a aparelhos eletrônicos durante as provas. Assim, o candidato deverá acondicionar todos os equipamentos eletrônicos e/ou materiais não permitidos (como celulares, smartphonestablets, gravadores, pen drive, relógio, alarmes etc.), em envelope porta-objeto debaixo da carteira. Caso seja detectado algum dos itens fora das normas durante o processo seletivo, o candidato será eliminado do Vestibular. A lista completa dos itens não permitidos está disponível no Edital.

3. Quais as provas de cada dia?

No primeiro dia do processo seletivo, os candidatos responderão 40 questões objetivas de Português (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) e Matemática. Além disso, será exigida a elaboração de uma Redação, com tema único, de 20 a 30 linhas. O tempo máximo para o candidato finalizar  as provas do primeiro dia é de 4h30.

No segundo dia, serão cobrados conteúdos de Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), em 45 questões objetivas, com tempo máximo de 4 horas. Os cadernos de provas poderão ser levados, nos dois dias, após três horas do início da aplicação do exame. Já o tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas.

4. Ainda dá tempo revisar alguns pontos

Nesta reta final, identifique as principais dúvidas e mapeie os pontos fundamentais para revisar o conteúdo. Mas lembre-se, também, de encontrar espaço para cuidar da saúde mental e chegar bem nas provas. Além dos conteúdos tradicionais, o Vestibular Uesb cobra obras literárias e filmes em suas provas. Para auxiliar os estudantes, a Assessoria de Comunicação e o Programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual prepararam uma série de vídeos com comentários sobre esses títulos. Aproveite para maratonar esse conteúdo abaixo e leia, ainda, o “Leituras de Cinema”, com comentários escritos sobre os filmes selecionados.

5. Exercite o corpo, relaxe a mente

O cuidado é completo! A prática de exercício físico e de alongamento pode contribuir para reduzir os níveis de estresse e de ansiedade, bem como melhorar a qualidade do sono, a capacidade cognitiva, os níveis de concentração, raciocínio e memória, além de gerar sensação de prazer e bem-estar. Então, escolha a melhor forma de realizar esse movimento do seu corpo para garantir esse benefícios para a vida.

Técnicas de relaxamento e de respiração consciente são aliadas no controle do nervosismo, e elas podem ser desenvolvidas, inclusive, em sala de aula. Uma delas é respirar lentamente, inspirando por até cinco segundos e soltando o ar por até dez segundos. Isso irá contribuir com uma melhor oxigenação do cérebro, uma das condições para a adequada regulação emocional.

Anotou todas as dicas? Agora é concentração máxima para a realização de uma ótima prova e a futura aprovação. Todas as informações do Vestibular Uesb 2024 estão disponíveis no site do processo seletivo. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do IDCAP, no site do Instituto ou pelo e-mail [email protected].

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo