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Saiba como você pode calcular o valor de uma empresa no Valuation

Estar no verde ou no vermelho, não determina o quão valioso ou desvalorizado é o seu negócio. Para isso, existe o Valuation, uma avaliação que visa calcular o valor de uma empresa.

Calcular o valor de uma empresa tem a ver com diversos fatores. Da mesma forma, existem três métodos: Fluxo de Caixa Descontado, Múltiplos de Mercado e Valor Patrimonial.

Cada qual utiliza dados diferentes. Assim, alguns apresentam resultados mais precisos, outros menos.

Neste post, esperamos esclarecer sobre o termo Valuation, qual a importância deste para investidores e quais os principais métodos utilizados. Confira abaixo!

O que é valuation?

Valuation é um termo em inglês utilizado no mundo financeiro e significa avaliação. Nesse sentido, o procedimento serve para calcular o valor estimado de uma empresa.

A avaliação considera vários dados do negócio para chegar a uma conclusão aproximada. 

Existem três métodos conhecidos de valuation, alguns mais detalhados que outros no quesito projeções futuras, algo buscado por investidores.

Por que é importante passar pelo processo de valuation?

Diferente de outros setores, o processo de valuation não serve somente para quem deseja vendê-la.

Saber mensurar o valor do seu negócio é interessante para a abertura de capital na Bolsa de Valores, a fim de determinar as cotas.

Também auxilia no processo de levantamento de capital para investimento, questões que envolvam compra, fusão, aquisição, mudança de propriedade e dentre outras.

Além disso, fica mais fácil traçar estratégias em cima das áreas desvalorizadas do seu empreendimento.  

Contudo, as estimativas econômicas do seu negócio podem ficar mais atraentes ao se apresentar como uma empresa disruptiva no mercado.

Empresas disruptivas se empenham em criar um modelo de negócio inovador. 

Quer algo mais valioso?

Valuation e sua importância para os investidores

Quanto melhor a perspectiva trazida pelo valuation, mais convidativo fica para os investidores. 

Afinal, todos procuram empresas seguras e com expectativas duradouras para investir.

Isso evita que negociações injustas sejam feitas. 

Afinal, seja por falta de conhecimento ou em momentos de crise, por exemplo, pode ocorrer investimentos ou participação societária de forma injusta.

Além disso, saber mensurar o valor do seu negócio, agiliza o trabalho dos colaboradores. Independente do resultado ser positivo, sempre há melhoras para serem feitas.

As estratégias de cada setor, ganham outra visão sobre as necessidades do negócio.

Um exemplo está na determinação das metas de curto prazo para um time de produto. 

Para isso, o OKR para times de produto deve estar alinhado com os objetivos gerais da empresa.

Principais Métodos de Valuation

#1 Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

Feita pela renda da empresa, o Fluxo de Caixa Descontado visa mensurar o valor futuro desse fluxo, baseado em dados recentes. Por isso, trata-se do método mais completo.

O cálculo considera Fluxo de Caixa Previsto e Taxa de Desconto.

Enquanto o Fluxo de Caixa Previsto é calculado pela média ponderada de fluxos de caixa recentes, a taxa de desconto representa possíveis perdas.

Assim, o valor descontado diz respeito a uma taxa que inclui custos de capital usuais e riscos de perdas associados ao negócio. 

Por fim, o FCD trata-se do resultado, uma projeção de renda futura com base em dados presentes.

#2 Múltiplos de Mercado

Considerado mais rápido, porém menos preciso que o anterior, o método visa a comparação de empresas, preferencialmente do mesmo ramo. 

Os Múltiplos de Mercado utilizam dados de avaliações recentes feitas por corretores de negócios ou listadas na Bolsa de Valores.

Os parâmetros podem ser: lucro líquido, lucro, EBITDA e PE.

Em caso de capital aberto, a soma do valor das suas ações é apreciada.

Portanto, não é recomendada para empresas de ramos específicos, com pouco volume no mercado.

#3 Valor Patrimonial

O método de Valuation chamado Valor Patrimonial, utiliza o desempenho histórico da empresa. 

Ou seja, não há projeções futuras, somente o valor atual.

A estimativa é feita com base no valor por ação, a considerar o Patrimônio Líquido da Empresa ou através da Contabilidade do Patrimônio Líquido e suas demonstrações financeiras.

Conclusão

Embora pareça criterioso, ter o resultado do Valuation em mãos fará toda diferença na gestão do seu negócio.

Afinal, além da venda a avaliação serve para incentivar o crescimento da sua empresa.

Seja para a abertura de capital na bolsa, levantamento de capital ou dentre outras opções.

Continue se informando com a gente!

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