DestaqueEducaçãoSalvador e RMS

UNDIME oferece atendimento aos Prefeitos e DME’s no Encontro da UPB

O Programa de Inovação Educação Conectada, através de suas quatro dimensões: Visão, Formação, Recursos Educacionais Digitais e Infraestrutura tem beneficiado os municípios  em ações que visam “apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica”, conforme o Decreto Nº 9.204,de 23 de novembro de 2017.

Nos últimos dias 28 a 30 de agosto, em Recife/PE todos os Coordenadores Estaduais estavam presentes no IV CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, mediado pelo MEC.

A avaliação das fases de indução e de expansão do Programa de Inovação Educação Conectada foi apresentada; também, discussões envolvendo o Diagnóstico que todas as escolas municipais deverão acessar e concluir qual condição indispensável para o sucesso do Programa.

A Bahia conta com três coordenadores estaduais que atendem um total de 417 municípios e mais de 400 articuladores. Trata-se de um trabalho minucioso que exige o comprometimento dos atores envolvidos estejam eles representando o MEC, o Estado ou seu Município.

Neste sentido, é importante salientar a necessidade do envolvimento dos prefeitos, dirigentes municipais de educação, bem como dos articuladores municipais como agentes fundamentais para a implementação do Educação Conectada no âmbito das escolas públicas.

Cabe ao MEC induzir as ações estruturantes do programa, sendo de responsabilidade do estado e municípios sua consolidação, seguindo os procedimentos orientados através dos coordenadores estaduais (Undime).

QUAIS OS DESAFIOS A SER VENCIDOS?

– Falta de clareza sobre a Visão do Programa e seus objetivos;

-Existência de escolas que ainda não iniciaram o Diagnóstico sobre o Programa, de responsabilidade do Prefeito ou Dirigente Municipal  (através do SIMEC) e dos gestores escolares (através do PDDE);

– Dificuldades na execução financeira para contratação de serviço de conectividade ou aquisição de recursos tecnológicos (no caso das escolas que já receberam apoio financeiro).

VAMOS NOS MOBILIZAR e colocar a Bahia nas melhores posições entre os estados que avançam na implementação do Educação Conectada.

Com o intuito de esclarecer mais sobre o Programa e em como ele pode trazer benefícios ao seu município, a UNDIME se adianta em promover um Seminário nos próximos dias 13,14 e 15 de setembro no Vila Galé Marés em Camaçari com a presença dos Prefeitos e Dirigentes Municipais da Bahia. Nesta ocasião, também, haverá um espaço para atendimento individualizado com esse público.

Gésia Cássia Lima/Marcos Paiva/Edísio Brandão

Coordenadores Estaduais (UNDIME/BA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar