Salvador e RMS

Um período de reflexão e homenagem no Dia dos Finados

Psicóloga Luana Machado analisa a pluralidade cultural e religiosa deste dia.

Já é sabido que o dia 2 de novembro está reservado para a reflexão e homenagem aos entes que partiram. Embora proveniente da religião cristã, o feriado do Dia dos Finados tem se ressignificado através dos séculos e culturas que abarca. De caráter universal, e independente da forma como é feita, este é um período de vivo contato com a espiritualidade.

Para a psicóloga Luana Machado, Encarregada de Recursos Humanos, do Cemitério Bosque da Paz, cada cultura traz uma crença sobre o significado da morte. Enquanto no Brasil, o mais comum é levar flores aos túmulos, no México, o evento é uma celebração de 3 dias, na qual a população local se enfeita e celebra o retorno dos espíritos, que voltam para visitar seus entes queridos.

A pluralidade na forma de enxergar a partida é um dos elementos que cerca o tema “Vida Após a Morte”, sobre o qual Luana irá palestrar no próprio dia 2 de novembro, em uma das áreas de contemplação do Bosque da Paz. “Para alguns, apenas o espírito tem valor. Outros já preservam também o corpo, por entender que ele seria o “templo” e merece respeito por isso. A maneira como se lida com isso é mais que uma manifestação cultural, é individual”, expõe Luana.

A abundância de interpretações sobre este período, são fruto da diversidade religiosa e cultural na sociedade. Historicamente, os cristãos do século II já realizavam algumas das práticas efetuadas hoje em dia, sendo que no século V se tornou um costume oficial, com direito a dia fixo no ano. Em contrapartida, os espíritas aproveitam a data como um momento de orientação espiritual, enquanto budistas encaram de maneira positiva, rezando pelo karma dos que se foram.

“É muito vasto abordar sobre cada tipo de crença e cultura, pois juntas, todas criam uma visão mais ampla sobre esse período de introspecção. No Bosque, promovemos a discussão e respeito à crença de todos, cedendo o espaço para que cada familiar e amigo exprima a saudade e homenageie o ente à sua maneira”, conclui Luana.

Para conferir a programação de dia dos finados do Bosque da Paz, acesse www.instagram.com/bosquedapaz/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar