BrasilPolítica

Total recuperado pela Lava Jato em Curitiba chega a R$ 4 bilhões

Fonte: Veja On Line

A força-tarefa da Lava Jato em Curitiba anunciou ter recuperado mais de 4 bilhões de reais a partir das investigações da operação do Ministério Público Federal.

A cifra foi alcançada por meio de acordos de delação premiada, acordos de leniência, termos de ajustamento de conduta (TACs) e renúncias voluntárias de réus ou condenados. A maior parte dos valores devolvidos já foram destinados à Petrobras (3 bilhões de reais).

Segundo o MPF, o total devolvido foi atingido em outubro, com o início da aplicação de 220 milhões de reais pela Eco Rodovias para subsidiar a redução de 30% na tarifa das praças de pedágio da concessionária no Paraná.

A Lava Jato no Paraná também contabiliza, em mais de cinco anos de operação, a soma de 2.249 anos de prisão aplicadas a todos os acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa na Petrobras, entre 2004 e 2014.

Considerando apenas a força-tarefa em Curitiba, o total de valores previstos para devolução chega a 14,3 bilhões de reais, dentre os quais, mais de 4 bilhões já foram efetivamente restituídos.

As leniências com as empresas respondem pela maior parte do valor previsto (12,4 bilhões de reais), seguido por multas compensatórias (2,1 bilhões), renúncias voluntárias (111,5 milhões) e um termo de ajustamento de conduta (4 milhões de reais).

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo