Colunas

Se você exagerou no chocolate, saiba como cuidar da pele após a Páscoa

Alimentos gordurosos, ricos em açúcar ou que incluem derivados do leite em sua composição podem estimular a produção das glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade da pele. O chocolate ao leite, um dos principais ingredientes dos ovos de Páscoa, é um dos alimentos que, quando consumidos em excesso, podem deixar a pele mais oleosa.

Além de diminuir o consumo desses alimentos, alguns cuidados simples ajudam a reduzir a oleosidade. O farmacêutico Adriano Ribeiro, da rede Extrafarma, separou algumas dicas para cuidar da pele depois dos exageros da Páscoa. “É importante também consultar um dermatologista, que pode avaliar os casos de acne e a necessidade de um tratamento mais intensivo”, afirma.

Mantenha a limpeza de pele em dia

A primeira medida para combater oleosidade da pele é mantê-la sempre limpa, com o uso de sabonetes faciais ou loções de limpeza com ingredientes adstringentes. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, antes de dormir.

Saiba escolher os produtos

Ao contrário do que possa parecer, a pele oleosa não é hidratada naturalmente, por isso também precisa de produtos que a protejam do ressecamento. Mas é fundamental ficar atento à escolha de produtos adequados. Os mais densos e pesados devem mesmo ser deixados de lado: escolha hidratantes específicos para a pele oleosa e que ajudam a controlar a acne. As melhores opções são os hidratantes com pouco óleo em sua composição: sérum, gel, gel-creme ou até mesmo geleia hidratante.

Não descuide da proteção solar

A oleosidade não pode ser motivo para deixar a pele desprotegida. “O uso diário de filtro solar é essencial para manter a pele sempre saudável, e atualmente todas as principais marcas de cosméticos possuem boas opções para peles oleosas, com texturas leves e toque seco”, explica Adriano.

Renove a pele

Cremes e loções esfoliantes removem a camada mais superficial da pele, ajudando a desobstruir os poros e reduzir os cravos. Em peles oleosas, recomenda-se o uso do esfoliante duas vezes por semana.

Cuidado ao se maquiar

Antes de usar produtos de maquiagem, certifique-se de que o rosto está bem limpo. Use bases e pós adequados para seu tipo de pele e remova todos os resíduos de maquiagem com loções demaquilantes antes de dormir.

Sobre a Extrafarma

Fundada há 58 anos, a Extrafarma atua no mercado de varejo farmacêutico do Brasil. Com mais de 400 lojas e mais de 7 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 8 milhões de clientes cadastrados no seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma. Em 2014, a empresa passou a fazer parte do Ultra, companhia multinegócios da qual fazem parte também Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Oxiteno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar