CidadesDestaqueVale do Jiquiriçá

Santa Inês comemora nesta terça-feira mais uma ano de emancipação política

A população celebra seus 97 anos de história

Nesta terça-feira (26), o município de Santa Inês, a Cidade dos Dinossauros no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, celebra comemora 97 anos de história e de acordo com o Prefeito e seu Vice, os professores Emerson e Pery, com diversos motivos para comemorar.

“Estamos vivendo um momento de grandes conquistas, fruto de um trabalho sério de uma equipe que se empenha 24 horas por dia para proporcionar o que há de melhor para cada cidadão santaineense”, destaca o Professor Emerson.

Para Pery, “fazer parte deste momento, é algo que não se explica com palavras, pois em todos os cantos e em todas as áreas está presente o resultado positivo da gestão comprometida com a melhoria das condições de vida de cada um morador deste município”.

A história indica que o primeiro registro de pessoas no local onde hoje é o município de Santa Inês, foi feita por dois genros de Francisco de Sousa Feio, residentes na sesmaria de propriedades do mesmo, que ficava onde está localizada a cidade de Ubaíra. Fazendo exploração além dos limites conhecidos, foram fixar residência num lugar que originou a atual Santa Inês.

Em 1824 houve uma grande seca que se prolongou por três anos. Os genros de Francisco de Sousa Feio, Pedro da Costa Avelar e Vicente Ferreira de Sousa, abandonaram o arraial e voltaram ao ponto de partida. Luís Teófilo Rodrigues, adquirindo uma faixa de terras incluindo o local da antiga povoação, fez construir diversas casas de telhas, ampliou a antiga capela de Santa Inês, renascendo então o arraial inicial.

O distrito de Santa Inês foi criado pela Lei estadual nº 251, de 17 de junho de 1898, figurando nos quadros de apuração do recenseamento de 1920 subordinado ao município de Areia (atual Ubaíra).

Por força da Lei estadual nº 1714, de 22 de julho de 1924, foi criado o município de Santa Inês, ocorrendo sua instalação a 26 de outubro do mesmo ano. A sede recebeu foros de cidade pela Lei estadual nº 1944, de 18 de maio de 1927.

Segundo as divisões territoriais de 1936 e 1937, como também pelo quadro anexo ao Decreto-Lei estadual nº 10724, de 30 de março de 1938; o município de Santa Inês compõe-se de três distritos: Santa Inês, Olhos d’Água e Lagoa Queimada, observando-se o mesmo no quadro territorial em vigor no qüinqüênio 1939-1943, estabelecido pelo Decreto estadual nº 11039, de 30 de novembro de 1938, onde o distrito de Olhos d?Água aparece com a nova denominação: Igatiquira.

Em virtude do Decreto-Lei estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1943, que fixou o quadro territorial para vigorar no qüinqüênio 1944-1948, o município de Itaquara foi extinto e seu território anexado como distrito ao município de Santa Inês. Desse modo, Santa Inês figura com quatro distritos: Santa Inês, Igatiquira, Irajuba (ex-Lagoa Queimada) e Itaquara. Todavia o Decreto estadual nº 12978, de 01 de junho de 1944, que retificou o Decreto-lei estadual nº 141, restaurou o município de Itaquara, voltando Santa Inês a possuir três distritos.

Sua composição administrativa, atualmente, possui apenas o distrito-sede: Santa Inês.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo