Salvador e RMSSaúde

Salvador sedia 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental entre 9 a 11 de agosto

Maior evento de construção de propostas de políticas públicas na área de saúde mental no estado, conferência produz documentos que avançam para etapa nacional.

Antes mesmo da pandemia, a política pública de saúde mental brasileira já dava sinais de que precisava ser revisada. Com as duras estatísticas de aumento dos casos de transtornos e doenças mentais, essa reconstrução faz-se ainda mais necessária. Em decorrência disso, o Conselho Estadual de Saúde da Bahia realizará, entre 9 a 11 de agosto, a 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental da Bahia, o maior evento de construção de propostas na área de saúde mental no estado.

Restrito aos 592 delegadas e delegados democraticamente eleitos para construir e votar nas propostas, o evento acontecerá no espaço do Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), das 8h às 17h, no bairro do Costa Azul. Nesta edição, a conferência estadual tem como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Sampaio, afirma ser de extrema importância a realização da conferência de saúde mental. “Diante do cenário em que nos encontramos, se faz cada vez mais necessário ampliar as discussões e trazer novos modelos para atualizar as políticas públicas no campo da saúde mental e atenção psicossocial. Temos que criar estratégias para cuidar dessa sociedade que está cada vez mais doente.”, afirma.

Responsável pela palestra magna, Roberto Tykanori Kinoshita, graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas.Atualmente é médico da Prefeitura Municipal de Santos e professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Mental. Representou o Ministério da Saúde em reuniões na WHO, PAHO, UNODC, e NIMH /US.

Os documentos aprovados no evento avançam para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, prevista para ser realizada em 2023, em Brasília, sob coordenação do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Em Salvador, também serão eleitos os delegados e delegadas que representarão a Bahia na etapa nacional

Serviço:

5ª Conferência Estadual de Saúde Mental

Data: 9, 10 e 11 de agosto

Horário: 8h às 17h

Local: Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), Rua Dr. Augusto Lopes Pontes, n°262 Costa Azul, Salvador – BA, 41760-035

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo