ColunasSaúde

Saiba como se prevenir das doenças mais comuns do outono

Gripes, resfriados, rinite, bronquite e sinusite são as que encontram condições mais propícias para se desenvolverem na estação

Quando enfrentamos oscilações de temperatura e baixa umidade relativa o ar mais seco aumenta a concentração de poluentes na atmosfera e as baixas temperaturas e poluição aumentam os riscos de doenças respiratórias. As alterações climáticas do outono nos predispõem a diversas doenças respiratórias como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia. Os vilões continuam sendo os vírus respiratórios que causam o resfriado, a gripe e, recentemente, a covid-19, por meio da transmissão de gotículas de saliva.
 

De acordo com a infectologista e professora do curso de Medicina da Unime, Ledívia Nogueira, há um aumento significativo de casos nas estações de outono e inverno. “O tempo seco combinado às temperaturas mais baixas da estação facilitam a proliferação de bactérias. Este período é mais propenso a infecções respiratórias”, destaca. Com as temperaturas mais baixas temos a tendência de deixar os ambientes mais fechados o que pode tornar um facilitador para as infecções. Por essa razão, é muito importante manter ambientes ventilados e lavar as mãos com frequência.
 

Segundo ela, o outono é uma estação que demanda muito cuidado para aqueles que sofrem de doenças respiratórias crônicas como enfisema pulmonar, asma, bronquite crônica e rinossinusites pois nessa época ocorrem possibilidades de aumento das exacerbações.
 

“Nós sempre orientamos a redobrar os cuidados nesta estação. Hábitos simples podem evitar complicações na saúde e, muitas vezes, evitar a internação hospitalar. É muito importante lavar as mãos com frequência, manter ambientes ventilados e evitar locais confinados. Para quem sofre com irritações é sempre bom fazer uso de soro fisiológico”, recomenda.
 

Algumas dicas para evitar as doenças respiratórias no outono: 

1. Hidrate o corpo

2. Não fume

3. Evite se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça

4. Mantenha o ambiente arejado

5. Lave as mãos com frequência e utilize álcool em gel

6. Mantenha as vacinas em dia

8. Use roupas adequadas quando houver necessidade

9. Mantenha hábitos saudáveis: tempo ideal de sono, alimentação saudável e pratique exercícios físicos fora do período de temperatura mais intensa.

Tipos de vírus predominantes no outono 

— Influenza (gripe);

— Adenovírus (resfriados);

— Vírus sincicial respiratório;

— Rotavírus.

UNIME  

Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância.

Presente no estado da Bahia, a Unime presta inúmeros serviços à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2010, a Unime passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site.

Sobre a KrotonMed

A KrotonMed é a unidade de negócio da Kroton voltada para a Medicina. Criada em 2021, a KrotonMed possui mais de 3 mil alunos matriculados no curso de Medicina em 6 instituições de ensino superior: Unic, no Mato Grosso; Uniderp, no Mato Grosso do Sul; Unime Lauro de Freitas e Pitágoras Eunápolis, na Bahia; e Pitágoras Codó e Bacabal, no Maranhão. A KrotonMed possui mais de 7 mil alunos em cursos de Saúde Presencial, mais de 18 mil alunos em outros cursos presenciais de alto valor agregado. Os cursos recebem investimentos constantes para aprimoramento da infraestrutura, que inclui laboratórios e ferramentas que utilizam as mais avançadas tecnologias voltadas ao ensino da Medicina. As instituições possuem parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação que reúne teoria e prática e uma preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo