Nada melhor do que viajar! Conhecer outras culturas, outros sabores e outras oportunidades é fundamental para absorver um pouco do que há no mundo. Todos os lugares pelos quais passamos são cheios de histórias e artes, e, se você quiser incrementar ainda mais esse conceito e aprendizagem, considere conhecer museus por onde passar.
Por exemplo, viajar para São Paulo pode ser completamente inovador e encantador se a gente analisar que há museus incríveis para conhecer por lá, que contam um pouquinho mais da nossa história, deixando tudo ainda mais irresistível.
Contudo, para que você tenha um bom passeio e saiba organizar sua viagem de modo assertivo, é válido aprender a fazer o seu roteiro de viagem. Para isso, você precisa conhecer os principais museus do Brasil.
1. Museu de Arte de São Paulo (MASP) | São Paulo
O MASP é um dos principais museus do Brasil, reconhecido internacionalmente. Foi inaugurado em 1947 e tem um projeto arquitetônico inovador e diferenciado, criado por Lina Bo Bardi, o que acaba destacando o prédio em meio à cinza Avenida Paulista. E claro: é um dos símbolos postais da cidade de São Paulo.
Por ali, você encontra esculturas, pinturas, fotografias, vídeos, objetivos e tudo o que pode colaborar com um pouco mais da história da nossa sociedade. Ao todo, o local conta com mais de 11 mil obras que possuem nomes mundialmente conhecidos, como Van Gogh, Monet, Di Cavalcanti, entre outros artistas.
2. Museu Oscar Niemeyer (MON) | Curitiba
Esse é um museu mais recente, inaugurado em 2002. Como o nome revela, foi projetado por Oscar Niemeyer. Quando se trata de artes visuais no Brasil, este é um dos maiores referenciais — e também detém o título de maior museu de arte da América Latina. Ele recebeu o apelido carinhoso de Museu do Olho, devido ao formato curioso, e se tornou um dos pontos turísticos mais conhecidos e aclamados de Curitiba.
Ao todo, o acervo do MON tem mais de 9 mil obras que estão espalhadas entre peças de design, esculturas e pinturas com nomes de grandes personagens da nossa história, como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari.
3. Museu Imperial | Petrópolis
Os museus históricos preservam uma parte essencial do nosso passado, e o Museu Imperial de Petrópolis é um exemplo perfeito disso. Funcionando de terça a sábado, das 10h às 17h, o museu está localizado no Palácio Imperial, que foi a residência de verão da Família Real durante o Império.
Sua escolha de localização na Região Serrana do estado, onde o clima é mais fresco que no Rio de Janeiro, era ideal para a realeza. O imponente casarão está rodeado por belos jardins no coração do centro histórico da cidade. O acervo do museu é vasto e inclui desde mobiliário da época até itens luxuosos, como coroas e roupas da nobreza.
O Museu Imperial é uma visita imperdível para quem quer se aprofundar na história do Brasil. Além dele, o centro histórico de Petrópolis oferece outros pontos turísticos fascinantes, como a Catedral de São Pedro, a Casa de Santos Dumont e o Palácio de Cristal.
Seja qual for a sua intenção e o que deseja visitar, cada um deles vai ter uma referência que explica o passado para entender o futuro. A maioria tem entrada gratuita e pode ser um prato cheio de diversão para as crianças durante as férias ou finais de semana.
Se você mora em outras cidades, vale a pena se organizar e incluir no seu roteiro de viagens uma passadinha por alguma dessas opções que, além de contar a nossa história, inspira novas formas de aprendizagem.