CidadesElísio MedradoVale do Jiquiriçá

Rômulo Galvão de Elísio realiza 9ª Feira de Ciências e 11ª Feira do Conhecimento

No dia 10 de outubro do ano em curso o Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, realizou a 9ª Feira de Ciências Escolar e a 11ª Feira do Conhecimento. E mais uma vez foi surpreendente o trabalho dos nossos alunos.

Diante da importância de incentivar atividades de pesquisa na sala de aula e de refletir acerca do tema: Qualidade de vida e promoção da saúde, diversos sub temas foram trabalhados pelos nossos alunos e eles fizeram bonito em suas apresentações.

O objetivo Feira foi  Fortalecer os vínculos entre escola e comunidade, por meio da produção e socialização dos trabalhos e das pesquisas científicas, bem como, incentivar o planejamento e  desenvolvimento de projetos, possibilitando ao estudante  a construção de conhecimento de forma crítica, criativa e contextualizada e estimular o desenvolvimento da capacidade investigativa e inventiva do estudante, possibilitando que ele identifique possíveis problemas e busque soluções.

Dois projetos foram submetidos para analises na FECIBA, um pelos alunos: Isaque Caldas Oliveira e João Paulo Jesus da Silva que discute a questão da cultura esportiva de estudantes das escolas públicas do município de Elísio Medrado-BA orientado pelo pelo professor Jaildo Calda dos Santos Vilas Bôas Junior  e  outro pelas alunas: Flávia Freire e Thaiana Galvão   que trata das Concepções dos estudantes do município de Elísio Medrado sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs): realidade e possibilidades,  orientado também pelo  professor Jaildo Vilas Boas Junior e Co-orientado pela Professora Denise Brito.

A pesquisa é um instrumento muito importante no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a escola deve ser um espaço que permita ao educando refletir, investigar, aprender e agir. Ao pesquisar, o  estudante tem novas curiosidades, o que contribui para o desenvolvimento da sua competência crítica e investigativa, tornando-o mais autônomo na busca e construção do conhecimento.

Foto: Colégio Rômulo Galvão

E outros foram apresentados a comunidade Escolar com toda a criatividade com objetivo de levar o conhecimento:

1º A M – Jogos, redes sociais, aplicativos e memes.

1° B M – estresse: Causas e sintomas

2º A M – Problema ambiental ou crise ética

2º B M – Muito ambiente e saúde

3º A M – Tabagismo – Alcoolismo – pressão arterial (experiências práticas)

3º B M – DSTs: O que são e como preveni-las

1º A V – Tabagismo – Alcoolismo – pressão arterial. (Teórico)

1º B V – A saúde mental.

2º A V – Desafiando o cérebro: Dá para brincar com a física?

3º A V- Atividade física.

A realização da Feira oportunizou aos educandos a socialização de seus trabalhos e pesquisas científicas para conhecimento e apreciação do público em geral. várias escolas do município e a comunidade escolar  vieram conferir de perto o trabalho dos nossos estudantes.

Em fim, Parabéns alunos(as) do Rômulo Galvão pela belíssima participação da nossa 9ª FEIRA DE CIÊNCIAS E 11ª FEIRA DE CONHECIMENTO e  Parabéns para todos os professores (as) que orientaram, motivaram e acreditaram no potencial desses alunos, e parabéns para todos os demais funcionários(as) da escola que deram todo o apoio logístico e estrutural para evento ser um sucesso.  Foi gratificante perceber nos rostos de nossos alunos a vontade de mostrar a sua produção, o seu conhecimento crítico, criativo e contextualizado com os temas apresentados.

Colégio Rômulo Galvão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar