BahiabriefingCidadesDestaquePolíticaSão Miguel das MatasSaúdeVale do JiquiriçáVídeos

Representante da Sesab confirma reforma do hospital durante reinauguração de posto de saúde em São Miguel das Matas

Radaman Barreto afirmou que o processo de desapropriação foi concluído e que obra deve começar nas próximas semanas.

Durante a reinauguração do Posto de Saúde da sede de São Miguel das Matas, o coordenador do Núcleo Regional de Saúde Leste da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Radaman Barreto, confirmou avanços importantes para a saúde do município, incluindo a reforma do hospital da cidade.

Representando a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, Radaman destacou que a entrega da unidade básica reformada é fundamental para fortalecer o atendimento à população, já que as unidades de saúde são a porta de entrada do sistema público.

“É um momento muito importante. A atenção básica é a primeira porta de entrada do cidadão no sistema de saúde, onde ele recebe a primeira consulta e o primeiro atendimento. Por isso o Governo do Estado tem investido cada vez mais nos municípios”, afirmou.

Segundo ele, além da melhoria na unidade de saúde, o Governo da Bahia também avança no processo de recuperação do hospital de São Miguel das Matas, que passou recentemente pelo processo de desapropriação.

De acordo com Radaman, a Procuradoria Geral do Estado deu parecer favorável à desapropriação do imóvel, permitindo que o governo estadual finalize os trâmites legais e realize o pagamento ao proprietário.

“A desapropriação já teve parecer favorável da Procuradoria do Estado. Agora será feito o pagamento e, logo em seguida, a equipe de engenharia da Sesab deve iniciar a reforma do hospital”, explicou.

A previsão, segundo ele, é que após a reforma a unidade seja equipada e posteriormente entregue para gestão do município, fortalecendo a rede de saúde da região.

“O hospital será reformado pelo Estado e depois será entregue ao município para gestão. Isso não é apenas um ganho para São Miguel das Matas, mas para toda a região”, destacou.

Radaman também ressaltou que a melhoria da estrutura hospitalar ajudará a desafogar unidades de maior porte, como o hospital regional que atende a região do Recôncavo e do Vale do Jiquiriçá.

Durante a entrevista, o representante da Sesab também comentou sobre o trabalho de vigilância em saúde no estado, destacando o monitoramento permanente de doenças e surtos por meio da vigilância epidemiológica.

Segundo ele, o sistema de monitoramento funciona de forma contínua, permitindo ações rápidas em casos de surtos ou emergências sanitárias.

Ele ainda reforçou a importância da vacinação e das campanhas educativas para prevenir doenças e proteger a população.

Outro ponto abordado foi o avanço da tecnologia na área da saúde, com destaque para a implantação de salas de telessaúde, que permitem consultas e orientações médicas à distância.

“A tecnologia hoje ajuda muito no atendimento à população. A telessaúde permite consultas com especialistas e dá mais resolutividade ao atendimento, fortalecendo a saúde pública”, concluiu.

Radaman Barreto também agradeceu à imprensa regional pela divulgação das ações e ressaltou a importância da parceria com os veículos de comunicação para informar e orientar a população sobre temas relacionados à saúde pública.

Ivanildo Bastos

Ivanildo Bastos é comunicador, radialista e locutor, atualmente cursando Jornalismo. Licenciado em Biologia, atua como repórter da Criativa On Line há 22 anos, destacando-se pela experiência, dedicação e compromisso com a informação de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo