Saúde

Refluxo de urina pode causar infecção ou insuficiência renal

Cerca de 50% das crianças com infecção urinária apresentam RVU

Apesar de ser encontrado em até 50% das crianças que têm ou já tiveram infecção urinária, poucas pessoas sabem o que é ou sequer ouviram falar no refluxo de urina da bexiga para o ureter (refluxo vesicoureteral ou simplesmente RVU).

Entretanto, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado desse problema podem evitar danos como a infecção renal chamada de pielonefrite, capaz de lesionar os rins, e a insuficiência renal crônica. O tratamento da doença pode ser medicamentoso, endoscópico ou cirúrgico. 

O plano terapêutico depende do grau do refluxo, da idade da criança na época do diagnóstico, do número e da severidade das infecções urinárias, da extensão da lesão ou cicatriz renal, entre outros fatores.

De acordo com o urologista pediátrico Leonardo Calazans, a princípio, “a criança recebe uma baixa dose diária de antibiótico para prevenir uma nova infecção urinária até que o refluxo se resolva espontaneamente ou seja corrigido cirurgicamente”.

Crianças com infecções urinárias podem apresentar febre; dor abdominal; dificuldade para urinar, acompanhada ou não de dor, aumento da frequência e da urgência para fazer xixi, episódios de perda de urina ou, raramente, hematúria (sangue na urina). Além da cultura de urina, exames como ultrassonografia e retrocistografia miccional (UCM) podem ser solicitados para facilitar o diagnóstico de RVU. 

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo