Colunas

Reaberturas das academias e a importância dos exercícios físicos

Depois do decreto da Prefeitura de SAJ determinando o fechamento de academias, bares e outros estabelecimentos por conta da disseminação da Covid-19, uma nova determinação traz boas notícias para esses setores.

Entrou em vigor no último dia (01) terça, a volta do funcionamento de estabelecimentos comerciais, shoppings, academias e entre outros. 

Com isso, novas regras foram determinadas pela Prefeitura, onde o descumprimento pode gerar multas para os donos de estabelecimentos.

No IX parágrafo do decreto de nº 243 divulgado no dia 08 de agosto, apresenta a informação que os serviços de fisioterapia, estúdios de pilates e similares, como as academias, podem funcionar de segunda a sábado das 5h da manhã até às 19h da noite.

Apesar dos 12 novos casos de coronavírus no município, fazer atividades físicas está na lista de atividades que ajudam a melhorar a imunidade, trazendo benefícios para a saúde e prevenindo doenças.

A importância da atividade física na vida das pessoas

O sistema imunológico é o responsável em combater invasões de bactérias e vírus em nosso organismo, e além de uma alimentação saudável com vitaminas e nutrientes, fazer atividade física contribui com prevenção da saúde.

Sendo assim, o ideal é que se faça alguma atividade física por pelo menos 150 minutos por semana segundo orientação da OMS, pois ajuda o corpo a aumentar os linfócitos, que são as células responsáveis por defender o corpo de invasores.

Com a falta de atividade física e uma alimentação adequada, os níveis de ansiedade podem aumentar durante esse período de isolamento, por isso, não deixe de se exercitar mesmo estando em casa.

Portanto, invista em cuidados com a alimentação e faça exercícios físicos durante e depois da quarentena, trazendo benefícios para um corpo e mente saudável.

Atividades físicas em casa: Cuidados que se devem ter

Por mais que as academias possam estar abertas, algumas pessoas ainda têm medo de sair de casa, com isso, o jeito é apostar em hábitos para manter uma vida saudável.

Existem exercícios físicos que podem ser feitos em casa, com auxílio de videoaulas que estão super em alta e dicas de atividades fáceis para não ficar parado.

Antes de começar a se movimentar, é importante achar tênis adequado e roupas confortáveis, pois alguns exercícios são de grande impacto e podem ocasionar lesões e dores no corpo.

A mesma coisa vale para os alongamentos, eles são extremamente importantes para aquecer o corpo e eliminar a tensão nos músculos, por isso, os alongamentos devem ser feitos antes e depois das atividades físicas.

Se você optar por exercícios físicos em casa, verifique com seu treinador qual a forma correta de realizar, principalmente em relação a postura e sequência de atividades.

Por mais que você possa ter equipamentos adequados em casa, é preciso ter um certo cuidado para não prejudicar sua saúde por conta de um exercício realizado de forma incorreta.

E se acaso você optar por ir à academia, invista no “kit anticovid”, máscara de proteção, paninho e álcool em gel para usar nos aparelhos.

E não esqueça de verificar as regras que o estabelecimento deve adotar, garantindo todas a saúde de alunos e professores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar