BahiaSaúde

Rastreamento do Câncer de Mama chega à Mucuri nesta segunda-feira (23)

Começa nesta segunda-feira, dia 23, em Mucuri (Região de Teixeira de Freitas), a estratégia Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Até o dia 09 de outubro, a unidade móvel estará nesse município para atender as mulheres entre 50 a 69 anos, a realizarem exames de mamografia.

A unidade móvel ficará estacionada na Praça Olhy Zepherino Kock. O atendimento começa às 7 da manhã e prossegue até às 18 horas. Para serem atendidas, as mulheres devem levar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município. De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Mucuri, 2.030 mulheres estão na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, que é considerada como a mais vulnerável e propensa para o aparecimento do câncer de mama.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Secretaria da Saúde do Estado e tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

O secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, destaca a importância do Programa. “O Saúde sem Fronteira é uma ferramenta fundamental para o  acesso de mulheres  que se preocupam com o câncer de mama, conseguindo do poder público Estadual atendimento, diagnóstico e tratamento, se necessário”. Acrescenta o secretário que, em casos de  diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar