CidadesColunasElísio MedradoEsportesVale do Jiquiriçá

Qual a importância do poder público municipal investir no esporte amador?

Por Odemar Lúcio

Por Odemar Lúcio

Inicialmente é como eu digo sempre: eu creio no esporte enquanto política social. Isso por que são muitas as possibilidades ofertadas pelas tantas modalidades esportivas e que de várias maneiras podem impactar nas vidas das pessoas a elas submetidas.

Pois bem, a constituição vigente nos diz que o esporte é um direito social e em seu Art. 217 afirma que “é dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais”, logo, é obrigação, não um favor do poder público investir em tais práticas.

Esses investimentos trazem benefícios para a população e ao município, pois promovem oportunidades para crianças, jovens e adultos, movimentam a economia local e incentivam o convício social nos espaços públicos.

O esporte amador quando ofertado em suas diversas modalidades além de se mostrar uma excelente forma de lazer, para os que praticam e os que prestigiam, pode ser também uma política pública de enfrentamento as desigualdades sociais, bem como as tantas outras expressões da questão social. Além do esporte contribui diretamente na potencialização dos valores sociais estas práticas promovem a saúde de seus praticantes.

No que se refere à economia municipal, cito a movimentação promovida pela realização de campeonatos de futebol, por exemplo, que aquece de maneira considerável o comercio local, seja pelos patrocínios angariados, confecção de uniformes, contratação de pessoal, pagamentos aos atletas, compras de matérias para consumo das equipes, além da comercialização de bebidas e alimentos nos dias de jogos, que permite renda extra aos vendedores. Dessa forma, observa-se a amplitude desta temática e conseqüentemente a inevitável promoção do debate nesse sentido. De igual importância é entender que o esporte amador não se resume a uma só modalidade, tão pouco pode ser ofertado somente a este ou aquele gênero e faixa etária, já que esporte é um direito social constitucionalmente garantido a todos.

Qual a importância do poder público municipal investir no esporte amador?
Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar