ColunasEducaçãoSalvador e RMS

Psicóloga fala sobre o valor da amizade em Coluna para Criativa

Em tempos de isolamento social, as relações interpessoais se modificaram e no momento estão on-line, os encontros entre amigos passaram a ser por plataformas digitais. Com todas essas mudanças devido ao distanciamento social, em comemoração ao mês em que é celebrado o dia internacional da amizade, a psicóloga e professora da UNINASSAU Salvador, Andréa Padovani, fala a importância da amizade.

A psicóloga relata a força da amizade em diversos contextos. “O dicionário chama de sentimento de afeição, de estima, ternura que une pessoas em relacionamentos sociais. Já os poetas falam de um laço que não pode ser quebrado, de um sentimento que precisa de cuidado, uma flor que precisa ser regada, de algo que vai além do amor, mas fala de parcerias sem interesse, de guardar do lado esquerdo do peito”, disse.

A afinidade, confiança e carinho entre amigos não é a única coisa que os ligam, a genética pode ser também uma das causas dessa conexão. Uma pesquisa realizada pelas universidades Stanford, Duke e de Wisconsin, com 5.500 adolescentes, revelou com nitidez que, pares de amigos possuíam mais semelhanças genéticas do que aqueles que não eram amigos. O estudo revela que, as pessoas procuram os amigos pela afinidade e por suas características, ou seja, fenótipos.

Mesmo na pandemia, Andreia cita o quanto é importante cultivar as amizades mesmo longe. “Nossa forma de comunicação e de interação uns com os outros se modificou, estamos distantes fisicamente uns dos outros, mas não sozinhos. Manter a amizade através da comunicação digital, por meio das plataformas, telefone, nesse momento deve ser o caminho para mantermos nossos corações próximos”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar