CidadesRêconcavo Baiano

Quilombos Criativos iniciam curso de qualificação em Cachoeira e São Félix

Com aulas como história da ÁfricaBahia Recôncavo e da religiosidade de matriz africana, foi iniciado o projeto Quilombos Criativos. Curso é voltado para comunidades quilombolas de Cachoeira e São Félix e pretende qualificar e capacitar os quilombolas e gerar emprego e renda a estas comunidades, até o mês de abril.

projeto multidisciplinar contará com 80 horas/aulas online, distribuídas em três módulos com aulas de História do Brasil – ÁfricaTurismo – Patrimônio CulturalVivência – Roteirização. A abertura contou com 50 inscritos e com a presença e fala do diretor geral da CCPICentro de Culturas Populares e Indenitárias, André Reis.

Recôncavo da Bahia conta com 24 quilombos, por isso, para atender as comunidades quilombolas de Cachoeira e São Félix a ação nasce da necessidade de trabalhar educaçãoturismo comunicação. O curso proposto é voltado à educação patrimonial e a preservação cultural, como conteúdos teóricos e mais os eixos de turismo e roteirização, voltado às aulas práticas.

O projeto é voltado a uma ampla discussão cultural, ligadas a história da religião de matriz africana, história da cultura afro-brasileira, monumentos históricos e história do Recôncavo. Também serão dados conceitos sobre turismo, sua importância e vivências práticas nas comunidades para sua roteirização.

O projeto é uma realização da Associação de Guias Condutores e Monitores de Turismo do Estado da Bahia (AGCOMTUR-BA) e tem apoio financeiro do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo