BrejõesCidadesEducaçãoVale do Jiquiriçá

Em Brejões professores contextualizam o Coronavírus online

Ascom

Os professores do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, localizado no município de Brejões, estão contextualizando a temática do Coronavírus e outros assuntos nas atividades on-line de suas respectivas disciplinas. Os conteúdos são disponibilizados no blog do colégio (http://ceedivaldoboaventura.blogspot.com) e os links das atividades são compartilhados nos grupos de WhatsApp de cada turma. A iniciativa visa contribuir  com o aprendizado durante o período de suspensão das aulas, como medida de prevenção à pandemia do COVID-19.

O professor de Matemática, Aldo Brito, abordou a curva de crescimento da contaminação do vírus a partir de algumas reportagens e comentários dos estudantes, nos grupos de WhatsApp a respeito do gráfico do número de infectados pelo Coronavírus no Brasil e no mundo. “Os alunos questionaram se existia alguma relação entre os gráficos mostrados e os gráficos trabalhados em sala. A partir daí, elaboramos uma atividade investigativa a respeito da necessidade do isolamento para quebrar a cadeia de infectados pelo vírus”, explicou.

Já o professor Oziel Neri Trindade destacou em uma de suas atividades como o vírus atua no corpo. “Intensificamos o estudo biológico sobre os vírus e pautamos as particularidades da ação do COVID-19. Foram estimuladas leituras de textos científicos e notícias que dão conta sobre os mecanismos de contágio, incubação, sobrevivência e disseminação do vírus”, pontuou o educador.

O estudante João Pedro Santos Chaves, 16, 2° ano, disse que achou muito interessante a contextualização que os professores fizeram. “Fizemos diferentes atividades envolvendo o tema Coronavírus, como na disciplina de Biologia, que explicou sobre o vírus; em História, na qual foram abordadas as antigas doenças; em Geografia foi mostrado como geograficamente a pandemia podia nos atingir; e em Química foram destacadas as dificuldades de se produzir uma vacina. Eu gostei muito das abordagens de cada professor”, disse.

Suspensão das aulas 

Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 (trinta) dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição das aulas dos 21 dias letivos englobados nos decretos será presencial na rede estadual de ensino. A  redefinição do calendário escolar  está sendo discutida com as diferentes representações da Educação Básica e do Ensino Superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar