BrejõesCidades

Primeiro dia da Unidade Móvel da Defensoria Em Brejões atrai muitas mães

Estacionada na Barraquinha, no centro da cidade, a UMA registrou 108 atendimentos neste primeiro dia; visita segue até amanhã

Depois de dois dias em Nova Itarana, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA segue sua rota pela região do Vale do Jiquiriçá e, nesta quinta-feira, 23, foi a vez dos moradores de Brejões aproveitarem todos os serviços da Instituição a poucos metros de casa. A famosa Barraquinha, no centro da cidade, ganhou um movimento especial e, neste primeiro dia da Unidade Móvel na cidade, foram atendidas 108 pessoas.

“Eu nem acreditei quando soube que a Defensoria vinha até aqui, pertinho de casa. Já nos poupou de ir até Amargosa, pois daqui para lá a gente gasta R$ 30,00 de transporte de ida e volta”, contabilizou a lavradora Cristiane dos Santos, 40 anos, que já é assistida da Defensoria e, finalmente, com a ida da Unidade Móvel à cidade, conseguiu firmar um acordo extrajudicial de alimentos com o pai da filha.

“Assim como Nova Itarana, a cidade de Brejões também integra a comarca de Amargosa, na qual temos sede fixa da Defensoria, mas os 40 quilômetros de distância e o valor do deslocamento dificultam a ida dos moradores daqui até a nossa Instituição. A Unidade Móvel chega, justamente, para encurtar essa distância e aproximar a Defensoria dos nossos assistidos e de quem precisa dos nossos serviços”, destacou o coordenador da Unidade Móvel, o defensor público Marcus Vinícius Lopes de Almeida, que nasceu em Amargosa e conhece bem a distância entre as duas cidades.

Quem também entende de distância é a mãe da pequena M.V.D.S., de 9 anos, que caminha, diariamente, quatro quilômetros para levar e buscar a filha no transporte escolar. “O ônibus que leva e traz ela da escola só para a, mais ou menos, dois quilômetros de distância da minha casa. São mais de 20 minutos que levamos de casa até onde ele para. Temos que enfrentar uma ladeira. Descer todo santo ajuda, mas imagine uma caminhada dessa debaixo do sol forte ou, pior ainda, de chuva. Isso é não se colocar no lugar do outro, não pensar no próximo”, desabafou a servidora pública Rosana Dias, 40 anos. Na tentativa de resolução do caso, a Defensoria enviou ofício para a Secretaria Municipal de Educação, que é responsável pelo transporte escolar, relatando a situação e dando um prazo de 24 horas para o órgão se manifestar.

Mães e filhos

Como maio é o mês das mães, o que não faltou durante a visita da Unidade Móvel a Brejões foram mães em busca de diversos direitos e orientações: seja para revisão, acordo ou ação de alimentos, regulamentação de visitas, guardas compartilhadas, retificações de registros, exames de DNA com os supostos pais dos seus filhos e regularização de adoção. “Assumi a maternidade dele quando ele tinha um mês e 15 dias de vida e foi com ele que aprendi a ser mãe. No coração, ele já é meu filho, agora falta passar para o papel”, contou, emocionada, a professora Noélia Souza Santos, 54 anos, que fez jus à ação cidadã Ame e Adote da Defensoria e procurou a Unidade Móvel para regularizar a adoção do jovem Tauan Messias Oliveira dos Santos, 19 anos. “É meu maior sonho”, garantiu a mamãe coruja.

Já o sonho do pequeno P.L.S., 6 anos, é aprender a ler para entender o que está escrito em cada linha do livro que ganhou do “tio” Marcos [o servidor Marcos Silva, que realiza a coleta do material genético nos exames de DNA]. “É a história do Pequeno Príncipe”, explicou o servidor, enquanto tentava distrair o menino para que ele não chorasse durante a coleta. “Que lindo!”, respondia, encantado, o pequeno enquanto via as figuras, desenhos e cores de cada página e que fez questão de agradecer ao servidor com um abraço. Quem também ganhou um livro do “tio” foi a menina A.J.D., de 6 anos. “É tão bonito! Vou ler todinho quando chegar em casa”, prometeu a pequena, que fez o exame de DNA com os dois supostos pais e não via a hora de voltar logo para casa e ler o livro “Histórias para Garotas”, que traz uma seleção de 20 contos que encantam e divertem as meninas.

Amanhã

O atendimento da Unidade Móvel da Defensoria em Brejões continuará amanhã, 24, das 8 às 12h e das 13h30 às 16h, na Barraquinha, localizada na Praça da Bandeira, no centro. A equipe de atendimento será a mesma que atuou hoje: além do coordenador Marcus Vinícius, as defensoras públicas Walmary Pimentel e Clarissa Lima e os servidores de Salvador e Santo Antônio de Jesus. Além dos atendimentos, a UMA, como é mais conhecida, hoje também recebeu a visita do delegado titular de Brejões e substituto de Nova Itarana, Isaías Pereira de Lucena Neto.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo