AmargosabriefingCidadesPolíticaSalvadorVale do Jiquiriçá

Presidente e Vice da Câmara de Amargosa participam de seminário em Salvador sobre fibromialgia

O presidente da Câmara Municipal de Amargosa, Renato da Catiara, esteve em Salvador nesta quinta-feira (25) participando do seminário “Fibromialgia agora é deficiência: dor real, respeito essencial!”, realizado no Auditório Jorge Calmon da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

O encontro, promovido pela Associação de Grupos de Pessoas com Fibromialgia da Bahia (AGFIBA), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde, o SUS e com o mandato da deputada estadual Maria del Carmen, reuniu pacientes, profissionais da saúde, autoridades e representantes de entidades para debater o reconhecimento da fibromialgia como deficiência, garantindo mais direitos e acolhimento às pessoas que convivem com a síndrome.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fibromialgia é uma condição crônica caracterizada por dor difusa em várias regiões do corpo, fadiga, distúrbios do sono, dificuldades cognitivas e alterações de humor, impactando significativamente a qualidade de vida. O tratamento envolve acompanhamento multidisciplinar, embora ainda não exista cura.

Renato destacou a relevância de o tema chegar às casas legislativas e reforçou o compromisso da Câmara de Amargosa com pautas de saúde e inclusão.

“A Câmara de Amargosa está atenta às pautas da saúde e do bem-estar da população. Estar presente aqui em Salvador é uma forma de reafirmar nosso compromisso em buscar mais inclusão e políticas públicas que atendam às necessidades dos pacientes com fibromialgia”, afirmou o presidente.

A vice-presidente da Câmara, Solange Lacerda, também participou do seminário e ressaltou a importância de ouvir de perto os pacientes.

“Estar aqui é compreender de perto a realidade dos pacientes e fortalecer nossa responsabilidade como representantes do povo. Precisamos lutar para que a saúde chegue a todos com dignidade, respeito e acolhimento”, destacou Solange.

O seminário reforçou a luta por mais acolhimento, menos preconceito e maior respeito aos direitos das pessoas com fibromialgia, agora reconhecida como deficiência.

Ivanildo Bastos

Ivanildo Bastos é comunicador, radialista e locutor, atualmente cursando Jornalismo. Licenciado em Biologia, atua como repórter da Criativa On Line há 22 anos, destacando-se pela experiência, dedicação e compromisso com a informação de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo