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Presença digital guia empresários à frente da concorrência

1,3 milhão de lojas virtuais foram registradas em 2020, segundo avaliação da PayPal Brasil e BigData Corp

Antes da pandemia do coronavírus (COVID-19) se instaurar no país, um levantamento feito pela NZN Intelligence já mostrava que 74% dos brasileiros preferiam compras online a lojas físicas. Com a chegada da crise e as restrições das atividades presenciais no comércio, não apenas o Brasil, mas todo o mundo notou a aceleração da tendência “e-commerce”. Segundo uma análise da ACI Worldwide, houve um aumento de 19% das vendas globais na internet em julho deste ano, em comparação ao mesmo período em 2019.

Com o mercado digital superaquecido e o ‘boom’ de novos e-commerces, o Brasil chegou ao patamar de uma loja virtual aberta por minuto no país, conforme pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Além das lojas e estabelecimentos que migraram para a web, outras categorias como profissionais liberais, pequenos empresários e microempreendedores logo viram a oportunidade de fortalecer a identidade na internet, visando construir reputação, reconhecimento e conquistar consumidores no mercado destaque de 2020.

Atuando ao lado das marcas para consolidar sua identidade e visibilidade no âmbito digital, a gestora da “Aruna Marketing”, Priscyla Caldas, é uma das profissionais que atuam no “back-end” (processo interno) da corrida pelo ranqueamento na internet. Operando pequenas e médias empresas para ascenderem no mercado, a consultora de Marketing Digital explica que a presença online influencia diretamente na chegada de novos e potenciais clientes.

“Ser reconhecido pela sua atuação lhe dará o status de ‘referência’ no assunto. Essa autoridade atua como facilitador na atração dos clientes, afinal, sempre que optarem por buscar no Google algo relacionado ao setor que sua empresa trabalha, existe grande possibilidade de lhe encontrarem. Entretanto, se tornar referência em algo não acontece da noite para o dia, é um trabalho que demanda tempo e dedicação”, explica a consultora.

Priscyla afirma que visibilizar uma marca ou profissional no mercado exige alguns itens, dentre eles: criação de identidade visual, peças publicitárias, desenvolvimento de website e/ou loja virtual, planejamento estratégico em Marketing Digital, gerenciamento de mídias sociais, entre outros. Trabalhando esses aspectos junto à sua equipe na “Aruna”, a consultora explica que a sua execução fará com que os clientes alcancem os resultados desejados.

“Caímos aqui naquela antiga história dos sites e/ou lojas virtuais estarem localizados em ruas ‘desertas’ e ‘desconhecidas’. É inviável que as pessoas conheçam seus produtos e serviços se você não divulga onde está situado o seu estabelecimento no ambiente online, nem o que ele faz. É aí que entra o Marketing Digital, através do ranqueamento no Google, anúncios nas mídias sociais, entre outros. Tudo para que os clientes, aos poucos, descubram sua empresa e comecem a falar dela, construindo sua presença e reputação de maneira sólida na web”, elucida.

Segundo a profissional, existem ações básicas que auxiliam a construir uma identidade digital, como a criação de um site profissional e blog da página, utilização do “Google Meu Negócio” e presença nas mídias sociais (Instagram, YouTube, TikTok e Facebook), adequando o trabalho com as mídias conforme o negócio escolhido.

“Esse é um ‘start’ (começo) básico para qualquer um que deseja vender no mundo digital. Chegamos a ter 1,3 milhão de lojas virtuais este ano, segundo a PayPal Brasil e a BigData Corp, o que significa que a concorrência está acirrada na internet. Com tantos caminhos para o consumidor seguir, você deve garantir que o seu sempre pareça mais atrativo, e para isso é importante que ele (cliente) já saiba dos seus serviços antes mesmo de estabelecerem o primeiro contato. A presença digital na web garante que isso aconteça com assertividade e precisão”, conclui.

Para saber mais sobre identidade corporativa na web, acesse www.arunamarketing.com.br.

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