
A Prefeitura Municipal de Tanquinho, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, promoveu entre os dias 03 e 05 de fevereiro, no Colégio de Tempo Integral Novis Filho, a Jornada Pedagógica 2026. Com o tema “Educação Pública e responsabilidade social”, o evento marcou oficialmente a abertura do calendário letivo no município.
A grande novidade desta edição foi a realização conjunta da Jornada Pedagógica da rede municipal com a rede estadual de ensino de Tanquinho, iniciativa inédita na história da educação local. De acordo com o secretário municipal de Educação, Joildo Silva, a proposta reforça o compromisso com a integração e o fortalecimento do trabalho coletivo em favor dos estudantes.
“Com o coração cheio de alegria realizamos a nossa Jornada Pedagógica que, pela primeira vez, aconteceu de forma conjunta com a jornada da rede estadual de ensino de Tanquinho, fruto de uma proposta inovadora que visou fortalecer e ampliar a integração e o trabalho coletivo em favor dos nossos estudantes”, pontuou o secretário.
Durante os três dias de programação, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, equipe multidisciplinar, auxiliares de classe, merendeiras, porteiros, motoristas e equipe administrativa participaram de formações, qualificações, palestras e momentos de troca de experiências e socialização, fortalecendo o alinhamento pedagógico para o ano letivo de 2026.
O prefeito de Tanquinho, Zé Luiz (PT), aproveitou o momento para anunciar uma série de investimentos e novidades para a educação municipal, com destaque para melhorias na infraestrutura das escolas e creches, aquisição de parques infantis, jogos lúdicos e biblioteca itinerante, além da ampliação do sistema de ensino em tempo integral na sede e na zona rural.
Também foram anunciados o fardamento completo, kit escolar para os estudantes, reajuste salarial acima do piso nacional para os professores, a entrega de tablets para os docentes, garantindo mais qualidade e agilidade nas rotinas pedagógicas, e a renovação da frota de veículos a serviço da educação.
“Sou profundamente grato a todos os profissionais envolvidos nessa linda jornada, um marco histórico na educação de Tanquinho, que reitera o compromisso da gestão municipal com a educação pública de qualidade, a responsabilidade social e, principalmente, com a construção de um futuro melhor para nosso povo”, destacou o prefeito Zé Luiz.
