
Com foco na valorização da zona rural, na promoção da sustentabilidade e no fortalecimento da economia local, a prefeita Daiane dos Anjos tem reafirmado o compromisso de sua gestão com as famílias do campo. Para a chefe do Executivo municipal, apoiar quem vive e trabalha na zona rural é fundamental para preservar tradições culturais, garantir segurança alimentar e promover um desenvolvimento mais justo e equilibrado.
“Apoiar as famílias do campo é colaborar para a manutenção de nossas tradições e culturas alimentares, fomentar a sustentabilidade e promover a economia local. Pra nós, é muito importante, enquanto cidade em contínuo crescimento, motivar todos os setores e ver nossa gente crescer junto”, destacou a prefeita Daiane.
Agricultura familiar como prioridade
A atual gestão tem investido em ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, com foco na melhoria das condições de produção, no acesso a mercados e no suporte técnico para pequenos produtores.
Entre as principais iniciativas da Prefeitura, estão:
- Distribuição de sementes e insumos agrícolas
- Apoio técnico a produtores rurais
- Parcerias com programas estaduais e federais para aquisição de alimentos
- Incentivo à comercialização de produtos da terra na merenda escolar e feiras livres
Essas ações não apenas ajudam os agricultores a aumentarem sua renda, como também estimulam o consumo de alimentos saudáveis e produzidos localmente, fortalecendo a economia circular e diminuindo a dependência de produtos externos.
Tradição e identidade cultural
Para a prefeita, preservar o modo de vida no campo é também manter vivas as raízes culturais de Itatim, que tem na agricultura uma de suas principais bases históricas e sociais.
“Nossa cultura alimentar, nossos saberes do campo, nossas feiras e festividades têm origem no trabalho das famílias rurais. Valorizá-las é manter viva a identidade de Itatim”, acrescentou Daiane dos Anjos.
Desenvolvimento com inclusão
A gestão municipal tem apostado no diálogo com todas as comunidades urbanas e rurais para que o crescimento da cidade seja inclusivo e sustentável. A prefeita reforça que o objetivo é garantir que toda a população avance junto, com qualidade de vida, oportunidades e respeito às especificidades de cada território.
