Saúde

Pilates é uma atividade de prevenção e tratamentos posturais

Hipercifose, hiperlodose e escoliose estão entre as principais doenças causadas pela má postura.

Carregar mochilas pesadas, curvar a coluna ao sentar e até faxinar com as costas dobradas são exemplos de atividades corriqueiras que resultam em problemas na postura. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial tende a sofrer com dores na coluna, e um dos causadores desse problema são os desvios posturais.

Alterações e curvas destacadas na coluna se manifestam através de doenças como hipercifose torácica e do sacro, hiperlordose cervical e lombar, e escoliose. Para tal, o Método Pilates surge como forma de prevenção e tratamento, alinhando a postura corporal a partir das curvaturas fisiológicas da coluna.

Os estúdios de Pilates, procurados pelos benefícios ao corpo e saúde estão atrelados à alta da indústria fitness no mundo, que movimentou cerca de 99 bilhões de dólares em 2019, segundo o relatório da Associação Internacional de Saúde, Raquete e Clube Esportivo (IHRSA)A procura por esse mercado, segundo os instrutores da Soull Pilates, Elaine Sales e Marcley Oliveira, se deve a completude do Método, ajudando em incômodos simples e presentes na rotina.

O Pilates ajuda a resolver praticamente ‘tudo’, e os benefícios da prática para o corpo são inúmeros. Os desvios posturais, por exemplo, são incômodos que o Método se mostra essencialmente eficaz em amenizar, tratar, e até mesmo prevenir, o que torna a prática popular entre as pessoas que sofrem com os desvios”, explica Elaine.

A instrutora explica que o controle postural é um sistema que exige constantes ajustes por parte do corpo. Segundo Elaine, o alinhamento postural deve acontecer de maneira a exigir menor ação muscular possível para manter uma boa postura, levando sempre em consideração as curvaturas fisiológicas da coluna.

Alguns dos princípios básicos fundamentais presentes na técnica de Pilates é a conscientização corporal e o alinhamento postural. Isso porque a má postura e a falta de conscientização do corpo são causas de lesões na coluna e de desvios posturais, problemas frequentes em nossos alunos. No intuito de melhorar esses desvios e lesões, o Pilates oferece o fortalecimento muscular global; com a consolidação do centro de força (Power House); e o ganho de flexibilidade corporal e mobilidade articular”, explica. 

Marcley Oliveira, também instrutor da Soull Pilates, elucida a respeito de fatores que podem ocasionar patologias na coluna vertebral. “A coluna é a estrutura que sustenta nosso corpo, e tem várias funções como proteção, sustentação, mobilidade e estabilidade. Entretanto, fatores psicólogos, hereditários e hábitos incorretos de postura podem causar patologias nessa área, como hérnia de disco, protusão discal e desvios posturais como a escoliose, cifose e lordose”, explica.

O profissional ratifica que as sessões de Pilates são consideradas uma das opções de tratamento mais eficazes em termos de patologias na coluna, devido ao trabalho de estabilização da coluna e fortalecimento dos músculos profundos, responsáveis por manter as vértebras e componentes articulares na posição certa

O Pilates presa pela qualidade na execução dos exercícios, que são realizados de forma fluída, contínua e ritmada. A base de quase todos exercícios está no trabalho do Power House, onde exercitamos músculos abdominais, extensores e flexores do quadril e assoalho pélvico. A prática desses exercícios garante ao corpo benefícios como o aumento da resistência física e flexibilidade; incremento da mobilidade articular, correção da má postura; menos atritos entre as articulações, além de aliviar dores osteomusculares”, quantifica.  

Aluna da Soull Pilates, Eunice de Oliveira, 68, assegura que com 6 aulas já sentia uma firmeza maior na postura. “Os exercícios bem feitos, contraindo as musculaturas corretas, deixa nosso corpo mais firme, principalmente os músculos da coluna e abdômen. O trabalho constante dessas áreas me ajudou na própria sustentação, além de ter melhorado a minha postura”, relata. 

Para obter mais informações e agendar sua sessão de pilates, acesse a página instagram.com/soullpilates.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Fechar