PolíticaSalvador e RMS

PCdoB, PT e PSB tentam construir aliança em Salvador

Fonte: Tribuna da Bahia

Os partidos mais alinhados com a esquerda (PT, PCdoB e PSB), integrantes da base do governador Rui Costa (PT), tentam construir uma chapa única para a prefeitura de Salvador em 2020.

O gestor do Palácio de Ondina defende desde o ano passado que o grupo tenha três candidaturas: uma mais alinhada à esquerda, outra de centro e outra de centro-direita – esta última a ser encabeçada pelo deputado Sargento Isidório (Avante).

Ainda que os partidos políticos na cidade estejam em processo de definição de candidaturas majoritárias, os pontos convergentes da esquerda em Salvador e um projeto unificado que aglutine forças importantes da política local pautaram as discussões entre os presidentes do PCdoB (Everaldo Augusto), PT (Ademário Costa) e PSB (Silvio Humberto) durante um café da manhã ocorrido ontem, no Hotel São Salvador – Stiep.

De acordo com Everaldo, há uma lacuna sobre plataformas e programas de governo que precisa ser debatida e outras siglas serão convidadas para participar dos debates, que já tem data prevista para acontecer.

“Discutir nomes é muito importante, mas é de igual importância discutir projetos. Nós vamos construir um primeiro momento comum de debates entre os três partidos e convidaremos os demais da base do governador Rui Costa para tratar pontos convergentes dessas forças políticas. E já temos uma data indicativa para esse debate que é dia 24/3, na semana de aniversário de Salvador”, destacou, em nota.

Questões de gênero, raça e o combate às diversas desigualdades também estão na pauta. “São três temas que nos unificam e nos orientarão no sentido de construir esse programa de esquerda pra governar a cidade de Salvador respeitando as particularidades de cada agremiação, que tem seus processos internos de definição de candidaturas”, destacou Ademário.

O vereador Silvio Humberto fez um balanço do encontro e chamou a atenção para a forma de governar da atual gestão municipal. “Esse encontro é extremamente positivo porque estamos dando continuidade aos aspectos de convergência entre nós, daqueles que consideram a desigualdade racial e de gênero como um problema central e fundamental a ser combatido na cidade. Eu diria que esse é um primeiro encontro onde temos a convergência da nossa história política na cidade. Então, vamos afirmar esse campo e enfrentar o que aí está que é a prefeitura das coisas”.

Os três dirigentes chegaram a um consenso sobre a necessidade de realizar um seminário que construa a espinha dorsal de um programa comum para Salvador. A proposta será levada para as respectivas direções para que possa ser debatida, aprovada e realizada na semana de aniversário da cidade. O vice-presidente do PCdoB Salvador, Jurandir Júnior, também participou do encontro.

Conforme já informado, PT, PCdoB e PSB têm pré-candidatas: a primeira vai com Major Denice, a segunda com Olívia Santana e a terceira, com Lídice da Mata. Lídice deverá retirar o nome para apoiar uma das duas candidatas, uma vez que os pessebistas dificilmente bancarão um voo solo sem o apoio de uma legenda robusta. A deputada, por sua vez, nega a informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar