ColunasEducação

‘Óleo no litoral, o perigo que está invisível’, desastre é tema do Papo Ciência

Terceiro episódio do podcast de divulgação científica produzido pelo IF Baiano comenta impactos do óleo que atingiu o litoral brasileiro

Seis meses após o surgimento das primeiras manchas do derramamento de óleo, que atingiu praias de nove estados do Nordeste e dois do Sudeste, ainda restam dúvidas sobre os impactos a longo prazo do desastre ambiental. Hoje, a poluição não é visível nas praias e o assunto não está nos noticiários, mas especialistas alertam para o óleo não visível que continua a afetar a biodiversidade marinha. 

Buscando retomar esse debate junto à sociedade, o Papo Ciência, podcast de divulgação científica produzido pelo IF Baiano, aborda em seu terceiro episódio, lançado nesta terça-feira, 17, o tema “Óleo no litoral brasileiro”, trazendo esclarecimentos sobre o desastre que pode ter efeitos para o meio ambiente por décadas. 

Durante o episódio, as jornalistas Bianca Brito e Cristina Mascarenhas conversam com o pesquisador do IF Baiano e coordenador do grupo de pesquisa Paranoá, José Rodrigues, sobre os impactos do desastre ambiental para biodiversidade marinha, os riscos de contaminação para banhistas, as repercussões socioeconômicas, a contribuição das instituições de pesquisa e o papel da população. 

“É muito provável que não tenha chegado às nossas praias nem 20% de todo o óleo derramado”, declara o pesquisador no bate papo que pode ser acessado através das plataformas Spotify, SoundCloud, e ainda no canal do IF Baiano no Youtube, com o episódio na íntegra traduzido para Libras. “Mesmo que a informação que temos hoje leve a crer que a fonte do problema tenha cessado, ou seja, que não está havendo derrame, é bem provável que 80% pode estar à disposição no ambiente marinho aprisionado em armadilhas naturais”. 

Sobre o projeto – Realizado pelo IF Baiano, o Papo Ciência é um projeto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apoiado pelo CNPq e MCTIC. O programa de divulgação científica, no formato podcast, aborda assuntos ligados ao tema da SNCT 2019: Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar