Brasil

O jogo de tabuleiro treina equipes em habilidades socioemocionais

Quando pensamos em um jogo de tabuleiro, imediatamente associamos à infância. Aquela mesa repleta de crianças com um mesmo propósito: vencer. Os jogos têm regras e objetivos claros, mas para chegar até o final não basta conhecê-las. É preciso ter habilidades como persistência, estratégia, liderança, planejamento e capacidade de concentração. É por isso que esse tipo de jogo tem ganhado espaço dentro das empresas que buscam ferramentas para desenvolver as habilidades socioemocionais de seus colaboradores, as chamadas soft skills. O tabuleiro é um dos recursos que integram o método Super Cérebro Empresas, criado para auxiliar gestores no desenvolvimento das competências comportamentais de suas equipes.

“No momento em que criamos um ambiente lúdico, seguro e definido por um conjunto de regras, como o jogo de tabuleiro, convidamos os participantes a se expressar. O relacionamento interpessoal é colocado à prova, o que permite uma melhor percepção sobre os pontos cegos e oportunidades de desenvolvimento das habilidades socioemocionais”, diz Rodrigo Ladeira, diretor de novos negócios do Super Cérebro.

Os jogos seguem uma narrativa e criam um contexto para que atividades de simulação, análise de cases e outros tipos de dinâmicas se tornem mais interessantes, aumentando o engajamento e a participação voluntária dos jogadores. Esses fatores são essenciais para que as soft skills sejam percebidas, praticadas e avaliadas. “O método Super Cérebro Empresas desenvolve competências que não são exploradas na formação profissional, mas que se revelam muito necessárias no dia a dia corporativo.”

Ladeira explica que a dinâmica é aplicada em grupos de 5 até 20 pessoas e dura aproximadamente oito horas, mas pode ser ajustada à realidade de cada empresa. A agenda inclui a apresentação de um vídeo de introdução seguido pela aplicação de dois jogos de tabuleiro colaborativos. Para cada jogo há também um vídeo que faz a associação sobre a experiência vivida com a habilidade que está sendo desenvolvida.

Todos os vídeos são apresentados por renomados conferencistas, como Waldez Ludwig, psicólogo e consultor em gestão empresarial, Alfredo Rocha, que é estudioso nas áreas de psicologia, filosofia e sociologia, com especialização em comunicação, e o Professor Gretz, um dos principais palestrantes motivacionais do Brasil.

“Essa solução foi criada para atender empresas dos mais diversos setores e de diferentes tamanhos. O treinamento combina ferramentas pedagógicas e estratégias de ensino, flexíveis e modernas, com o objetivo de desenvolver equipes de alta performance. O trabalho abre novas possibilidades para que os profissionais se adaptem às exigências comportamentais de mercado na Revolução 4.0”, explica Ladeira.

google newa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo