Entretenimento

O cantor e compositor Diogo Bueno lança o samba “DOIS” nesta quinta

Diogo Bueno, um jovem gaúcho que aportou na cidade do Rio de Janeiro ainda na infância, passou a compor e a cantar aos dezessete anos de idade, inspirado em Chico Buarque, Caetano Veloso e Djavan. O compositor  busca também  a inspiração no dia a dia, na literatura, nas pessoas que percebe e em tudo que está ao seu redor. A maioria de suas composições fala de amor e dos relacionamentos interpessoais, mas também escreve fazendo críticas, obrigando um olhar mais apurado frente aos problemas sociais, como é o caso das músicas Alice e Mundo Cão, ainda não lançadas.

No dia 19 de novembro de 2021, o artista lançará o single “Dois”, um samba, “tipo canção”, inspirado em trabalhos antigos de ícones, como Noel Rosa, Cartola, Dalva de Oliveira. O artista aborda os desencontros e a busca por um amor idealizado.  A música tem por base a simplicidade, a leveza, mas a letra é marcante, pois apesar da pouca idade, o artista transita por esse universo “sui generis” : o de grandes compositores que acreditam na sonoridade e ritmos diversos, bem como na forma estilística ou até mesmo despojada na oralidade empregada, sendo a última escolhida para esse trabalho.   

Ele  convidou a cantora e compositora Jade Guedes, amiga desde a adolescência e que sempre o incentivou,  com  dueto em algumas apresentações em bares e saraus no início da carreira, e participando de uma banda, ambos como vocalistas. Jade tem uma linda voz e suave, o que  tornou a música ainda mais bonita.  

Diogo, após participar de uma seleção da  Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro da Música Carioca Artur da Távola e o  Estúdio Posto 9, recebeu de forma gratuita a gravação e mixagem do referido single. Ele concorreu com centenas de artistas talentosos e foi selecionado, motivo pelo qual teve muito zelo e amor à nova obra. Contou com a colaboração do técnico de gravação, Fabrício de Oliveira, do Estúdio Posto 9 e  de três  talentosos músicos: Paulo Cioli, Rodrigo Miguez e Rafael Menezes.  

Para concretizar “DOIS”, o  artista não apenas viajou pelo passado, mas também através dos trabalhos de  Chico Buarque, Mart’nalia e Marcelo Camelo, grandes inspirações.  A criatividade aflorou e  de uma forma singela, nasceu  um samba despretensioso, acanhado, mas sem perder a essência, como podemos observar na letra:   

“Há beleza na tristeza
 E nos Carnavais
 Que você traz

Já não me importo mais
Vivo assim  
Sem me queixar  

Dois pra lá
E dois pra cá
Na corda bamba  

O mundo é tão difícil  
O peito, um precipício  
Oh, Deus! Isso não vai prestar  

E o que eu fiz de errado  
Só querer do lado  
Alguém que vale a pena amar “

E assim podemos imaginar uma cena de amor ou despedida, a música “DOIS” permite finais diferentes.  

 Diogo Bueno ganhou destaque como cantor e compositor em 2019, quando lançou seu primeiro EP” AVANTE”, apresentando ritmos variados e uma sonoridade bem brasileira. São  cinco faixas: Lágrima, Sou, O Sonho,  Au Revoir e Ócio,  que  demonstram a diversidade musical. O trabalho foi  lançado em 2019, produzido por Rodrigo Miguez, do Estúdio MIRA e contou com a colaboração de grandes músicos, como Arãm Vallejo, Felipe Lomar, Thales Zagalia, Jonathan Panta, Lucas Assumpção, Ramon Elias e Raphael Sena. Ainda, nas músicas “Sou”  e “Au Revoir”,  Diogo contou com as participações dos amigos e cantores, Rodrigo Miguez e Victor Mus, respectivamente.  

Diogo Bueno, desde cedo,  acredita  no “do it yourself”, por isso, em 2016 , idealizou o “Projeto Vitrola” que completou cinco anos , visando reunir artistas independentes , promovendo eventos e criando séries. Há dois anos criou o  “Vitrola Sessions” que divulga os lançamentos de artistas iniciantes, ou que ainda não têm visibilidade na mídia.  É um dos idealizadores do projeto “Somaê” e coprodutor  do Projeto  “Eu,Compositor” que apresenta novos talentos da MPB.

“Dois” estará nas plataformas digitais no dia 19, mas você poderá fazer o pré-save, acessando o link https://onerpm.link/849597994048
https://www.instagram.com/diogobuenomusica/

https://www.facebook.com/diogobuenomusica

DOIS – FICHA TÉCNICA

Fotógrafo: Brandon Barcellos
Capa: Denise Aldabe
Produção Musical: Diogo Bueno
Técnico de gravação: Fabrício de Oliveira
Participação: Jade Guedes
Músicos convidados: Rodrigo Miguez
Paulo Cioli
Rafael Menezes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo