Esportes

Nos acréscimos, Bahia cede empate para o Ceará no Nordestão

Fonte: Correio 24 Horas

Um empate com sabor de derrota. O Bahia vencia o Ceará de virada até ceder o empate nos acréscimos da etapa final. O clássico nordestino disputado neste sábado (15), no estádio Castelão, em Fortaleza, pela 4ª rodada da Copa do Nordeste, terminou em 2×2 após boas doses de emoção.

Impulsionado pela eficiência de Gilberto, o Bahia conseguiu superar a má atuação do primeiro tempo e virar o jogo. O centroavante balançou a rede duas vezes contra a equipe cearense e agora tem quatro gols na temporada – três no torneio regional e um na Copa Sul-Americana. Porém, o tricolor recuou nos minutos finais do segundo tempo e não suportou a insistência dos donos da casa, que igualaram o marcador com Mateus Gonçalves. Antes, Vinícius, ex-Bahia, havia aberto o placar. 

PRIMEIRO TEMPO

O Ceará foi superior durante quase toda a etapa inicial. O alvinegro tinha mais posse de bola, se defendia com eficiência, dominava as ações, criava as melhores oportunidades e não demorou para abrir o placar no Castelão. Aos 17 minutos, Vinícius fez valer a “lei do ex” e marcou um golaço. De fora da área, o meia acertou o ângulo do goleiro Anderson e comemorou diante do clube que defendeu em 2017 e 2018. 

Já o Bahia encontrava muita dificuldade para passar da intermediária e só entrou no jogo depois que Gilberto igualou o marcador aos 38 minutos. Lucas Fonseca ganhou a bola na defesa e a lançou em profundidade. Clayson e William Oliveira dividiram, mas não conseguiram dominar. A redonada sobrou para Gilberto, que venceu o marcador e tocou na saída de Fernando Prass: 1×1. Juninho Capixaba ainda teve a chance de virar o jogo após contra-ataque puxado por Élber, mas o goleiro da equipe cearense levou a melhor dessa vez.  

SEGUNDO TEMPO

O Bahia voltou melhor no segundo tempo, equilibrou o jogo e criou dificuldades para o Ceará, que não encontrou os mesmos espaços de antes e passou a errar passes. Pouco tempo depois da bola voltar a rolar, João Pedro fez bela jogada individual, invadiu a área e chutou cruzado, mas mandou para fora. De longe, Arthur Caíke também ameaçou a meta dos donos da casa, mas esbarrou em Fernando Prass. Os gols do tricolor no clássico nordestino estavam reservados para Gilberto. Aos 26 minutos, o centroavante recebeu passe de Clayson, driblou o goleiro rival e mandou pra rede: 2×1.

No entanto, após a virada, o Bahia recuou e chamou o Ceará para o ataque. Felipe Baixola e Samuel Xavier assustaram, mas foi Mateus Gonçalves que deu números finais ao jogo. Aos 48 minutos, ele aproveitou o cruzamento de Felipe Baixola para empatar o duelo: 2×2.

RETROSPECTO

O empate com o Ceará foi o segundo do Bahia nesta Copa do Nordeste. O Esquadrão já havia empatado sem gols com Santa Cruz na estreia do torneio. O time comandado por Roger Machado venceu o Imperatriz por 2×0, em Pituaçu, na 2ª rodada, e perdeu para o rival Vitória pelo mesmo placar na 3ª rodada. 

PRÓXIMOS JOGOS

O time principal do Bahia volta a entrar em campo na quarta-feira (19), contra o CSA, às 19h30, no estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 5ª rodada da Copa do Nordeste. Depois disso, no domingo (1), a equipe de transição do tricolor encara o rival Vitória, às 16h, no Barradão, no primeiro clássico do Campeonato Baiano.

FICHA TÉCNICA

Ceará x Bahia – 4ª fase da Copa do Nordeste
Estádio: Castelão (Fortaleza)

Ceará: Fernando Prass, Samuel Xavier, Luiz Otávio, Eduardo Brock e Bruno Pacheco; William Oliveira, Charles, Lima (Rodrigão), Vinícius (Felipe Baxola) e Leandro Carvalho (Mateus Gonçalves); Rafael Sobis Técnico: Enderson Moreira

Bahia:  Anderson, João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore e Flávio; Rossi (Arthur Caíke), Élber, Clayson (Ronaldo) e Gilberto (Saldanha) Técnico: Roger Machado

Gols: Vinícius, aos 17 minutos do 1º tempo; Gilberto, aos 38 do 1º tempo e aos 26 do 2º tempo
Cartão amarelo: Rossi 
Público: 
Renda: 
Árbitro: Zandick Gondim Alves Junior, auxiliado por Vinícius Melo de Lima e Luis Carlos de França Costa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar